| 26 dicas de webdesign 
                                          (parte 1) | 
                                       
                                     
                                   | 
                                 
                               
                              artigos 
                              >> <web>design >> 26 dicas de 
                              webdesign (parte 1) 
                              (artigo originalmente publicado no 
                              site Aranha Internet e design) 
                               
                              Fábio Carvalho 
                              31/3/2001 
                              navegabilidade é tudo 
                                 
                                Conseguir desenvolver um sistema de navegação 
                                eficiente para o seu site é um dos objetivos 
                                que devem ser perseguidos obstinadamente, pois 
                                se a navegação em seu site for confusa 
                                e obscura, é mais provável que o 
                                visitante vá embora. 
                                 
                                Você deve levar em consideração 
                                o que as pessoas irão procurar quando chegarem 
                                ao seu site, e como tornar esta procura a mais 
                                fácil possível. 
                                 
                                Antes de começar, escreva em uma folha 
                                de papel todas as seções e sub-seções 
                                que o seu site pode vir a ter, e depois as organiza 
                                de forma que para se atingir uma página 
                                de conteúdo não se precise dar mais 
                                do que 3 ou 4 cliques.  
                                 
                                Cuide para que seus menus não tenham uma 
                                infinidade de opções. Pesquisam 
                                indicam que as pessoas se sentem mais confortáveis 
                                ao defrontarem um máximo de 7 a 9 opções 
                                a cada decisão que precisam tomar. Se o 
                                seu menu tiver que ser inevitavelmente cheio de 
                                opções, ao menos divida-as em blocos 
                                menores, usando títulos e subtítulos. 
                                 
                                Mantenha os elementos de navegação 
                                constantes por todo o site. Quanto mais as pessoas 
                                se tornam familiares com a forma de navegação 
                                de seu site, mais confortável elas se sentem, 
                                e a tendência é que vasculhem mais 
                                páginas e gastem mais tempo em seu site. 
                              atinja seu público 
                              alvo 
                              Ao iniciar um projeto de site, defina como é 
                                e quem faz parte do público potencial para 
                                o site em questão, pois isto vai definir 
                                qual abordagem de design você deve tomar, 
                                e quais tecnologias poderão ser aplicadas. 
                               
                              A imagem que você dará ao site vai 
                                depender muito mais com o que seu público 
                                se identifica do que o seu gosto pessoal. Por 
                                sinal, um bom designer tem que esquecer completamente 
                                de suas preferências estéticas ao 
                                iniciar um projeto. O projeto é para comunicar 
                                um serviço ou produto, e deve estar de 
                                acordo com o o que vai comunicar, com o tipo de 
                                público e imagem que se faz deste serviço 
                                ou produto, e não com o seu gosto particular. 
                                Parece óbvio, mas é um aspecto muitas 
                                vezes colocado de lado. 
                              Não parta para "achismos" ou 
                                "modismos"  pesquise! Se você 
                                não puder lançar mão de uma 
                                pesquisa sob encomenda, visite bons sites sobre 
                                o mesmo assunto, dê uma olhada em revistas 
                                e preste atenção nas propagandas 
                                de televisão, impressas e outdoors. Estas 
                                podem ser boas fontes de informação 
                                quanto a como melhor atingir seu público 
                                potencial. 
                              Do ponto de vista da tecnologia a ser empregada, 
                                tente avaliar que tipos de configuração 
                                seus futuros visitantes podem estar usando, e 
                                até quanto não será prejudicial 
                                para o sucesso do site forçar que as pessoas 
                                tenham que instalar plugins que não são 
                                muito populares.  
                              Caso você imagine que sua audiência 
                              pode estar usando ainda browsers e sistemas operacionais 
                              antigos, limite-se ao puro HTML, sem CSS ou DHTML. 
                              Às vezes é mais importante garantir 
                              o maior público possível, do que se 
                              imaginar ganhando o próximo grande prêmio 
                              de fontes de vanguarda tecnológica. Além 
                              do mais, tecnologia em si não garante um 
                              bom design. 
                               
                              crie uma identidade 
                               
                              Uma vez definida qual vai ser a "personalidade" 
                              do site, você precisa criar a sua identidade 
                              visual. Esta identidade deve ser clara e consistente 
                              a cada página, e para conseguí-lo, 
                              você deve criar regras de design para o seu 
                              site. 
                              Dentre estas regras devem estar as tipologias 
                                e tamanhos de letras que podem ser usados, o posicionamento 
                                dos menus e do logo do site, o design dos botões, 
                                linhas divisória e molduras, texto em colunas 
                                ou não, cabeçalhos e rodapés, 
                                etc. Todos os detalhes de projeto do site devem 
                                ser devidamente documentados, para que sempre 
                                que o site tiver que sofrer uma manutenção, 
                                não se perca a consistência do design. 
                              Além de documentar, se você estiver 
                              usando um bom programa de autoria, crie templates 
                              (gabaritos) para cada seção do seu 
                              site. Assim você estará garantindo 
                              ainda mais a consistência do projeto, mesmo 
                              que outras pessoas venham a acrescentar conteúdo 
                              no site. 
                              segue 
                                >> 
                               
                             |