• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
26 dicas de webdesign (parte 1)
artigos >> <web>design >> 26 dicas de webdesign (parte 1)
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho
31/3/2001

navegabilidade é tudo

Conseguir desenvolver um sistema de navegação eficiente para o seu site é um dos objetivos que devem ser perseguidos obstinadamente, pois se a navegação em seu site for confusa e obscura, é mais provável que o visitante vá embora.

Você deve levar em consideração o que as pessoas irão procurar quando chegarem ao seu site, e como tornar esta procura a mais fácil possível.

Antes de começar, escreva em uma folha de papel todas as seções e sub-seções que o seu site pode vir a ter, e depois as organiza de forma que para se atingir uma página de conteúdo não se precise dar mais do que 3 ou 4 cliques.

Cuide para que seus menus não tenham uma infinidade de opções. Pesquisam indicam que as pessoas se sentem mais confortáveis ao defrontarem um máximo de 7 a 9 opções a cada decisão que precisam tomar. Se o seu menu tiver que ser inevitavelmente cheio de opções, ao menos divida-as em blocos menores, usando títulos e subtítulos.

Mantenha os elementos de navegação constantes por todo o site. Quanto mais as pessoas se tornam familiares com a forma de navegação de seu site, mais confortável elas se sentem, e a tendência é que vasculhem mais páginas e gastem mais tempo em seu site.

atinja seu público alvo

Ao iniciar um projeto de site, defina como é e quem faz parte do público potencial para o site em questão, pois isto vai definir qual abordagem de design você deve tomar, e quais tecnologias poderão ser aplicadas.

A imagem que você dará ao site vai depender muito mais com o que seu público se identifica do que o seu gosto pessoal. Por sinal, um bom designer tem que esquecer completamente de suas preferências estéticas ao iniciar um projeto. O projeto é para comunicar um serviço ou produto, e deve estar de acordo com o o que vai comunicar, com o tipo de público e imagem que se faz deste serviço ou produto, e não com o seu gosto particular. Parece óbvio, mas é um aspecto muitas vezes colocado de lado.

Não parta para "achismos" ou "modismos" — pesquise! Se você não puder lançar mão de uma pesquisa sob encomenda, visite bons sites sobre o mesmo assunto, dê uma olhada em revistas e preste atenção nas propagandas de televisão, impressas e outdoors. Estas podem ser boas fontes de informação quanto a como melhor atingir seu público potencial.

Do ponto de vista da tecnologia a ser empregada, tente avaliar que tipos de configuração seus futuros visitantes podem estar usando, e até quanto não será prejudicial para o sucesso do site forçar que as pessoas tenham que instalar plugins que não são muito populares.

Caso você imagine que sua audiência pode estar usando ainda browsers e sistemas operacionais antigos, limite-se ao puro HTML, sem CSS ou DHTML. Às vezes é mais importante garantir o maior público possível, do que se imaginar ganhando o próximo grande prêmio de fontes de vanguarda tecnológica. Além do mais, tecnologia em si não garante um bom design.

crie uma identidade

Uma vez definida qual vai ser a "personalidade" do site, você precisa criar a sua identidade visual. Esta identidade deve ser clara e consistente a cada página, e para conseguí-lo, você deve criar regras de design para o seu site.

Dentre estas regras devem estar as tipologias e tamanhos de letras que podem ser usados, o posicionamento dos menus e do logo do site, o design dos botões, linhas divisória e molduras, texto em colunas ou não, cabeçalhos e rodapés, etc. Todos os detalhes de projeto do site devem ser devidamente documentados, para que sempre que o site tiver que sofrer uma manutenção, não se perca a consistência do design.

Além de documentar, se você estiver usando um bom programa de autoria, crie templates (gabaritos) para cada seção do seu site. Assim você estará garantindo ainda mais a consistência do projeto, mesmo que outras pessoas venham a acrescentar conteúdo no site.

segue >>

neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa