| 26 dicas de webdesign 
                                          (parte 3) | 
                                       
                                     
                                   | 
                                 
                               
                              artigos 
                              >> <web>design >> 26 
                              dicas de webdesign (parte 3) >> pág. 
                              2 
                              (artigo originalmente publicado no 
                              site Aranha Internet e design) 
                               
                              Fábio Carvalho 
                              31/3/2001 
                               
                              identifique-se! 
                               
                              Coloque o logotipo e o nome de sua empresa, ou da 
                              empresa para a qual você está desenvolvendo 
                              um site, no topo de cada página. 
                               
                              Não se esqueça que embora isto pareça 
                              um exagero, quando se está na Web, muita 
                              gente abre uma infinidade de páginas ao mesmo 
                              tempo, e se não houver uma forma clara e 
                              rápida de se identificar uma página, 
                              ela pode acabar perdendo o sentido. 
                               
                              Aproveite o logotipo para uma segunda função: 
                              torne-o um link para a página principal do 
                              site, para que se possa sempre votar ao inicío, 
                              no caso da pessoa se perder. 
                               
                              Se o site que você está desenvolvendo 
                              é para uma empresa que existe mais no mundo 
                              "real" do que na rede, talvez seja uma 
                              boa idéia colocar o telefone e o endereço 
                              em todas as páginas, para facilitar os contatos. 
                               
                              oriente seu visitante 
                               
                              Se o seu site apresenta um estrutura hierárquica, 
                                e é dividido em várias seções 
                                (como aqui, no Aranha), é recomendável 
                                que você crie uma maneira de orientar seu 
                                visitante, de forma que ele sempre saiba em que 
                                ponto está em seu site. 
                                 
                                Uma forma simples de criar esta orientação 
                                é colocar no topo da página (ou 
                                em outro local que você julgar mais adequado) 
                                um "caminho", indicando como se chegou 
                                desde o início, até à página 
                                em que se está azgora. Dê uma olhada 
                                no alto desta página; você entenderá 
                                o que estamos dizendo! 
                                 
                                Não se esqueça de além de 
                                aprensentar o caminho, colocar um link para cada 
                                passo deste caminho, pois assim seu visitante 
                                pode "subir" até o nível 
                                que ele desejar, sem ter que ficar deduzindo como. 
                                Basta que ele clique no link. 
                              mantenha a diferença 
                              entre os links 
                              Embora muitos designers não o façam, 
                                é bom manter uma diferença de cor 
                                entre os links já visitados e os ainda 
                                não visitados, principalmente quando o 
                                seu site possui muito conteúdo, e vários 
                                links para se aventurar. 
                                 
                                Este recurso está disponível nos 
                                browsers desde o início, e talvez devido 
                                ao "trauma" causado pelos links azuis 
                                e roxos originais, que muitos designers tenham 
                                abolido esta característica assim que foi 
                                possível, na busca de um visual mais "avançado" 
                                para seus sites. 
                                 
                                Passado o trauma, repense bem este ponto. Você 
                                pode usar um esquema de cor totalmente diferente, 
                                e ainda assim manter esta "dica" funcionando 
                                para seus visitantes. 
                              << volta 
                               
                               |