• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
26 dicas de webdesign (parte 3)
artigos >> <web>design >> 26 dicas de webdesign (parte 3) >> pág. 2
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho

31/3/2001

identifique-se!

Coloque o logotipo e o nome de sua empresa, ou da empresa para a qual você está desenvolvendo um site, no topo de cada página.

Não se esqueça que embora isto pareça um exagero, quando se está na Web, muita gente abre uma infinidade de páginas ao mesmo tempo, e se não houver uma forma clara e rápida de se identificar uma página, ela pode acabar perdendo o sentido.

Aproveite o logotipo para uma segunda função: torne-o um link para a página principal do site, para que se possa sempre votar ao inicío, no caso da pessoa se perder.

Se o site que você está desenvolvendo é para uma empresa que existe mais no mundo "real" do que na rede, talvez seja uma boa idéia colocar o telefone e o endereço em todas as páginas, para facilitar os contatos.

oriente seu visitante

Se o seu site apresenta um estrutura hierárquica, e é dividido em várias seções (como aqui, no Aranha), é recomendável que você crie uma maneira de orientar seu visitante, de forma que ele sempre saiba em que ponto está em seu site.

Uma forma simples de criar esta orientação é colocar no topo da página (ou em outro local que você julgar mais adequado) um "caminho", indicando como se chegou desde o início, até à página em que se está azgora. Dê uma olhada no alto desta página; você entenderá o que estamos dizendo!

Não se esqueça de além de aprensentar o caminho, colocar um link para cada passo deste caminho, pois assim seu visitante pode "subir" até o nível que ele desejar, sem ter que ficar deduzindo como. Basta que ele clique no link.

mantenha a diferença entre os links

Embora muitos designers não o façam, é bom manter uma diferença de cor entre os links já visitados e os ainda não visitados, principalmente quando o seu site possui muito conteúdo, e vários links para se aventurar.

Este recurso está disponível nos browsers desde o início, e talvez devido ao "trauma" causado pelos links azuis e roxos originais, que muitos designers tenham abolido esta característica assim que foi possível, na busca de um visual mais "avançado" para seus sites.

Passado o trauma, repense bem este ponto. Você pode usar um esquema de cor totalmente diferente, e ainda assim manter esta "dica" funcionando para seus visitantes.

<< volta

neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa