Classificação
de tipos segundo a Adobe |
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de tipos segundo a Adobe
(artigo originalmente publicado no
site Aranha Internet e design)
Fábio Carvalho
28/4/2001
Neste artigo, vamos conhecer como a Adobe, reconhecidamente
uma das maiores produtoras de tipografias digitais
da atualidade, classifica as diversas famílias
tipográficas de seu acervo.
Esta classificação é uma
versão simplificada do sistema internacional
adotado pela Association Typographique Internationale
(ATypI). Além da classificação
tradicional dos tipos a partir de suas origens
históricas, eles acrescentaram algumas
famílias extras, exclusivas da Adobe.
Como este catálogo é muito extenso,
eu o dividirei em duas partes. Agora veremos a
primeira parte, e no próximo artigo, a
parte final.
Eu vou deixar o nome das famílias no original,
em inglês, para faciliar uma futura consulta
aos catálogos da Adobe. Quando houver um
correspondente em português, será
apresentado entre parênteses. Para saber
mais sobre a Adobe e suas tipografias, recomendo
uma visita ao site www.adobe.com.
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Blackletter
(Góticas) - Estes tipos também
são chamadas de Old English ou Gothic,
e eram muito usados para os textos em alemão
até a Segunda Guerra. Até hoje
as placas de ruas de Berlin são escritas
com tipografias deste tipo. |
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Capitals - Estes tipos
possuem todos os caracteres em caixa alta
e são projetados para uso em grandes
tamanhos, como em títulos, cartazes,
etc. |
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Computer Related - Estes
tipos são basicamente usados para tarefas
computacionais, como digitalização
de números e reconhecimento ótico
de caracteres. |
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Cyrillic (Cirílico)
- Batizados em homenagem à Santo Cirilo,
que levou para a Europa oriental o conhecimento
moderno, estes tipos são usados pelos
russos e em outros idiomas eslavos. |
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Decorative & Display
(Decorativas) - Este grupo apresenta tipos
de estilos bem diversos, que possuem em comum
o fato de serem muito decorativos, e normalmente
usados em tamanhos maiores em títulos
e capitulares. |
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Didone (Modern) (Modernas)
- Com a melhoria na fabricação
de papel, composição e impressão
no final do século 18, tornou-se possível
desenvolver tipos com grande ênfase
na verticalidade e linhas mais finas. Estes
tipos apresentam grande contraste entre os
elementos finos e grossos, e geralmente as
serifas não apresentam encaixes arredondados. |
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