• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
Cores e webdesign
artigos >> <web>design >> cores e webdesign
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho
17/3/2001

A cor é um poderoso componente em qualquer projeto de design, seja para a web, ou fora dela. A cor afeta o estado de espírito e as emoções. Ela evoca associações com as noções de tempo e espaço. No web design, ela também é um fator importante na definição do "meio ambiente" de um site.

seja consistente

Em um site bem planejado, há uma consistência no design que cria uma sensação de "lugar" único e reconhecível. Esta consistência deve se estender inclusive no uso das cores por todo o site. Use cores que criem delimitações visuais no site, para conseguir tornar o site em "lugar".

Da mesma forma que uma empresa ocupa um local específico no mundo "real", um site da web deve ser considerado um local específico no mundo "virtual". Hospitais, bancos, e escritórios de profissionais liberais geralmente escolhem para sua decoração cores neutras e calmas, que inspiram confiança por serem apropriadas a estes locais. Escolas para crianças geralmente são multicoloridas, e abusam das cores luminosas e alegres. Assim também deve agir o webdesigner, escolhendo cores que reflitam os propósitos do site e que ajudem a aprimorar seu design.

os efeitos das cores

As cores deflagram sensações. Os tons de sépia evocam memórias do passado. Combinações de cores psicodélicas nos levam de volta ao final dos anos 60. Certas cores pastéis como verde-água e rosa-bebê nos lembram os anos dourados (anos 50). As cores "neón" e berrantes estão associadas aos anos 80. Azuis claros e luminosos combinados com amarelo podem nos lembrar os dias de verão.

As cores podem nos deixar alegres ou sombrios. Os cinzas e beges denotam conservadorismo.

Todos já usaram expressões como "vermelho de raiva", "situação negra", "amarelo de vergonha".

Algumas cores absorvem nossa atenção, outras nos deixam tranqüilos. Use estas respostas psicológicas às cores como um suporte aos objetivos e propostas de seu site.

teoria das cores

É imprescendível que todo designer conheça e entenda as teorias básicas das cores, para saber como as cores se complementam e interagem umas com as outras. As principais teorias básicas que devemos saber são: círculo cromático, contexto colorístico, relação de cores primárias, secundárias e terciárias, cores complementares, tonalidades e a relação de cores quentes e frias.

Um livro fundamental para quem quer aprender estas teorias em todos os seus detalhes é: Da Cor a Cor Inexistente, Israel Pedrosa - Editora Universidade de Brasília, Brasília - DF - 1982, antes esgotado, mas recentemente reeditado (ainda bem!).

Um outro livro muito interessante, recentemente publicado é o A Cor Como Informação, de Luciano Guimarães, que apresenta em seis capítulos a cor como informação cultural, e suporte para a expressão simbólica na comunicação humana, incluindo ainda uma investigação dos processos perceptivos e seus "comportamentos" para a geração de sentido, ancorado no que há de mais recente na bibliografia da Semiótica da Cultura e das Ciências Sociais.

Um site com muitas informações úteis neste terreno é o:

Entre Cores - Teoria da Cor - www.eletronica.com/arte/cor/

considerações finais

Mesmo quando se escolhe cuidadosamente as cores a se usar num projeto, lembre-se que as cores que você está vendo quando desenvolve um site podem não ser as mesmas que seu visitante verá. Para minimizar os problemas causados pelas inconsistências dos monitores, sistemas operacionais, navegadores e placas de vídeo, é importante que o webdesigner compreenda as causas destes problemas. Mas isso já é assunto para um outro artigo.

neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa