PC x Mac: como resolver
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esta questão?
(artigo originalmente publicado no
site Aranha Internet e design)
Fábio Carvalho
12/8/2001
Entre
tantas polêmicas e divergências existentes
entre o mundo dos designers que usam Mac e dos
que usam PC, existe uma que vamos analisar em
especial neste artigo: a forma como estas plataformas
exibem texto no monitor.
Muitas pessoas que produzem design para a web,
mesmo aqui no Brasil, usam Mac, enquanto que a
grande maioria das pessoas que navegam na Internet
usam PC. Se não fosse o fato de PCs e Macs
lidarem com texto de forma diferente, isto não
seria um problema. Mas é. E precisamos
pensar em como lidar com isso, pois por menos
que você imagine, as diferenças são
suficientes para comprometer a aparência
de um site.
E
não é pelo fato de talvez você
usar PC para criar suas páginas que você
está livre de ter que pensar neste problema,
pois mesmo que o maioria dos usuários de
Internet usem PC, você não deve simplesmente
ignorar os usuários de Mac. Não
vou nem entrar agora no mérito das "minorias"
(Unix, WebTv, etc), ou então o assunto
não teria mais fim.
o problema
As páginas da Web são transmitidas
na sua maior parte como texto ASCII, com o objetivo
de manter a eficiência na transferência
através da rede. A aparência de um
texto em suas páginas é determinada
tanto pelos comandos HTML que você usa,
como também pela forma como o browser do
visitante de seu site interpreta e executa estes
comandos.
Já há algum tempo (desde o HTML
3.2), nós podemos designar as fontes que
serão usadas na apresentação
de um texto na Web. Mas isso não quer dizer
que basta especificar uma fonte para ter certeza
que ela irá ser usada. Lembre-se que se
você especificar uma fonte que não
se encontra instalada no computador de seu visitante,
o browser irá tentar uma substituição.
E isso pode ser o início de muitos problemas.
Este problema já acontece entre usuários
de mesma plataforma, e é agravado quando
estamos numa situação PC X Mac,
pois até mesmo o conjunto de fontes básicas
usadas nestas duas plataformas são diferentes,
como por exemplo, Arial e Helvetica.
pontos x pixels
Primeiro, precisamos deixar clara a diferença:
embora se traduza "pixels" por pontos
na tela, quando nos referimos a pontos
em tipografia, estamos falando em algo totalmente
diferente. Este termo origina-se de uma escala
de tamanho dos tipos, usada em artes gráficas.
Portanto, pontos neste artigo não é
sinônimo de pixel. Por causa da diferença
de resolução usada para o monitor
do Mac e do Windows, um texto com um mesmo tamanho
em pontos será exibido de forma
diferente nas duas plataformas.
Vamos entender o problema: Macs apresentam texto
na tela a uma resolução de 72 pixels
por polegada (que por sinal é um padrão
da indústria gráfica, e tem a ver
com o fato do Mac ter se desenvolvido muito por
causa de suas aplicações para esta
indústria).
Por
outro lado, o Windows apresenta o texto na tela
a uma resolução de 96 pixels por
polegada, o que dá uma diferença
de 24 pixels entre as duas plataformas, fazendo
com que os textos apresentados na tela de um PC
com Windows seja 33% maior do que o mesmo texto
visto na tela de um Mac.
Os designers que usam Mac têm verdadeiro
horror disto porque um bloco de texto formatado
em sua plataforma flui de forma imprevisível
no Windows. Os blocos de texto crescem de tamanho,
e muitas vezes acabam desalinhados em relação
às imagens da página.
Há também um problema diferente
mas igualmente frustrante: Os designers que usam
fontes pequenas mas perfeitamente legíveis
no Windows (por exemplo, 8 pontos), perceberão
que o texto com esta fonte ficará muito
menor no Mac, e normalmente ilegível.
A Microsoft tenta dar uma solução
para este problema com a versão 5 do seu
browser para Mac, ao estabelecer a resolução
de 96 pixels por polegada como o padrão
para textos, de forma a garantir uma compatibilidade
com usuários Windows. Mas isso não
é uma total garantia, uma vez que o usuário
Mac do IE 5 pode mudar a resolução
para o padrão Mac de 72 pixels por polegadas.
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