• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
Pesos e medidas
artigos >> tipologia >> pesos e medidas >> pág. 2
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho
14/4/2001

Se você gosta da idéia de usar tamanhos relativos, mas não quer ficar preso a incrementos pré-determinados, experimente usar porcentagem. Tudo que você precisa fazer é fornecer uma valor percentual à propriedade font-size. Por exemplo:

     .p140 {font-size: 140%;}

e você terá um texto que é 40% maior que o entorno. Quando se usa porcentagem, o único limite é a capacidade do computador do visitante do site em mudar a escala de uma fonte. Na maioria dos casos, uma faixa de 25% a 200% funcionará bem para todos.

Todos os métodos acima são muito úteis, mas apresentam no meu entender um problema: eles funcionam de acordo com o que está configurado para o tamanho de exibição de fontes no browser do visitante do site. Desta forma, você perde o controle sobre como realmente as coisas irão acontecer na sua página.

Por exemplo, no Internet Explorer, experimente mudar esta configuração através do menu Exibir >> Tamanho do texto, e veja o que acontece com a tabela do início deste artigo, bem como tudo mais nas linhas acima. Horrível, não? Mas há como ter mais controle sobre isso — usando-se valores absolutos. Não sei se você reparou ao fazer o teste acima, mas o texto padrão deste artigo, bem como o seu título não mudaram durante o teste. Isto é porque neste site usamos valores absolutos.

Por exemplo, se você quiser usar um texto com um tamanho de 30 pontos, basta usar:

     .p30 {font-size: 30pt;}

e... aqui está.

Qualquer uma das unidades possíveis para uma folha de estilo pode ser usada. Por exemplo, para criar um texto com 1/4 de polegada, use:

     .p25 {font-size: 0.25in;}

e você obtém o que queria!

mas nem todos os browser suportam todas as unidades existentes. Se você quer ter certeza de que vai ter o que deseja, limite-se a definir o tamanho de seus textos em pontos. Além disso, esta escala de pontos corresponde à escala de pontos usadas em tipografia tradicional, o que para muitos será muito prático.

Por outro lado, para resolver a diferença do tamanho do texto de uma mesma página no Windows e no Mac, devido às diferentes resoluções do monitor destes dois sistemas, você deve especificar o tamanho do texto em pixels, ao invés de pontos. Desta forma, você estará falando o mesmo "idioma" em ambas plataformas, e terá certeza que seu texto será apresentado o mais igual possível, em qualquer um dos dois sistema. Veja o exemplo abaixo:

<style type="text/css">
<!--
.titulo {font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;}
.corpo {font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 10px;}
-->
</style>

Como pixel é a unidade de medida das imagens em ambas as plataformas, você terá certeza também que os blocos de texto irão fluir de uma única forma em torno das imagens.

pesos

Quando comentamos se uma fonte está em negrito ou não, estamos falando do seu peso. A propriedade font-weight lhe oferece três formas de especificar o peso de uma fonte: modo simples, modo relativo, e modo absoluto.

O modo mais simples é usar:

     .negrito {font-weight: bold;}

O seu browser se encarregará de encontrar a forma de negrito adequada para a fonte em questão.

Se você quer um pouco mais de controle, use os valores relativos bolder e lighter, os quais determinam o peso de uma fonte em função do bloco de texto onde se encontra inserido o texto no qual se aplicou o estilo. Mas atenção! Para que estes valores funcionem, a fonte usada deve suportar estas variações.

Por fim, você pode ter controle absoluto sobre o peso de uma fonte, usando uma escala numérica baseada em múltiplos de 100, que vai de 100 a 900. Se você usar 100, obterá uma versão muito leve do tipo que está usando; 400 lhe dá o peso considerado normal para uma fonte, 700 é o negrito "padrão" da fonte, e 900 é o máximo de negrito que uma fonte pode alcançar. Mas lembre-se: raramente uma fonte possui noves níveis de peso, de forma que muitos dos valores desta escala podem não funcionar como esperado.

Pratique o que você aprendeu aqui, e bom trabalho!

<< volta
neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa