• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
Tipologia para a Web
artigos >> tipologia >> tipologia para a Web
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho
3/6/2000

Mesmo que você não se dê conta disso o tempo todo, a tipologia usada em uma página da Web subconscientemente afeta a maneira como sentimos e percebemos uma página. Uma página pode ser formal ou descontraída, moderna ou tradicional, séria ou amigável, fria ou quente. Você pode modificar completamente o "clima" de uma página apenas pelo uso de uma determinada fonte.

princípios básicos

Imagine se você só pudesse usar uma cor para fazer suas páginas, digamos, preto. Todo e qualquer elemento em sua página seria desta cor. Tudo seria preto, por todas os lados preto. Você já deve estar se dizendo: seria um saco! Muito monótono!

Mas a Web começou assim, não apenas no quesito cores, mas quanto à tipologia. Só era possível usar Times. No início da Web, havia palavras, mas não tipologia. A única fonte possível era a Times New Roman no caso de Windows e Times no caso do Mac. Mas mesmo então não se tinha certeza de como um texto apareceria no browser, pois o usuário tinha controle total sobre as fontes que ele podia ver. Os browsers receberam a capacidade de conter áudio e vídeo muito antes de se poder controlar a tipologia de uma página.

a pequena revolução

E finalmente, fez-se a luz — a tag <font face> foi acrescentada ao código HTML, permitindo aos designers especificar qual fonte o browser deveria mostrar para cada bloco de texto. Mas isso também criou um novo problema... Muita gente não entendeu que para um texto aparecer no browser do usuário corretamente, este precisa ter instalada em seu computador exatamente a mesma fonte especificada pelo designer.

Na prática, isto significa que você pode especificar apenas algumas fontes, e na maioria dos casos, apenas duas: Times New Roman e Arial (Helvética). Claro, eu sei — tem também a Courier, mas convenhamos, ela não fica bem em um texto longo, prestando-se mais para a apresentação de códigos, listagens de programas, ou em situações bem específicas.

Muita gente saiu por aí colocando na tag <font face> qualquer fonte instalada em suas máquinas, e começou a confusão. A pessoa achava que tinha feito uma página "linda", mas do outro lado, do lado do usuário, só aparecia Times mesmo....

e agora?

Mas nem tudo está "perdido"! Há como ir além da Times e Arial, vejamos como:

  • para títulos, menus, chamadas, capitulares, etc, você pode usar o texto na forma de gráfico, normalmente uma ou mais GIFs, por exemplo, como no canto superior direito desta página ("Web & Design"), ou os textos na página de entrada deste site.
  • você pode usar algum sistema que anexe a fonte especial ao código HTML da sua página, de forma que a fonte, ou uma representação vetorial dela, seja baixada quando o visitante abre a página.
  • você pode disponibilizar as fontes especiais para que seu visitante baixe e instale por conta própria, embora eu ache que este método nunca deva ser usado, por ser complicado e muitas vezes ou o usuário não vai se dar a este trabalho, ou nem mesmo saiba como fazê-lo.
  • uma última alternativa, mais segura, seria usar as novas fontes criadas pela Microsoft especialmente para a Web. São fontes grátis, que podem ser baixadas por qualquer um, tanto para Windows como para Mac, e que inclusive, para quem usa o Internet Explorer já são instaladas junto com o browser. Mas não se esqueça! Se o seu usuário não tiver estas fontes instaladas no computador, nada feito! Ele não verá o texto da forma que você planejou.

Vamos agora dar uma olhada com mais detalhe nestas fontes, então. Todas elas podem ser baixadas de graça no site da Microsoft, no endereço: www.microsoft.com/typography/fontpack/default.asp

Times New Roman

A Times se parece com a tipologia usada em muitos impressos, como jornais e livros. É considerada um fonte com boa legibilidade para a impressos, mas cansativa para a tela.

Arial

A Arial é uma tipologia mais leve e mais moderna. Muitos designers a consideram uma versão "pobre" da Helvetica. É bem mais confortável para leitura no vídeo.


Verdana

A Verdana vem com o Internet Explorer desde a versão 3. É melhor que a Arial especialmente em pequenos tamanhos.

Comic Sans

A Comic Sans foi projetada baseada no tipo de letra usado nos balões de histórias em quadrinhos.


Georgia

A Georgia é muito mais fácil de ler na tela do que a Times, pois foi projetada para vídeo, enquanto a Times foi projetada para impressos.
A Georgia possui um conjunto de caracteres em itálico muito mais atraente do que a Times. Seus numerais (1234567890) são também muito elegantes.

Trebuchet

A Trebuchet é uma fonte muito mais elegante do que a Arial, e possui um conjunto de caracteres bem mais completo do que a Verdada, mas é menos legível em tamanhos pequenos.

Impact

A legibilidade da Impact é um bem prejudicada em tamanhos pequenos. Ela funciona melhor para títulos, o que acaba sendo mais prático e seguro usando-se gráficos.


Arial Black

Versão mais "pesada" da arial, presta-se melhor, tal qual a Impact, para o uso em títulos, pois para textos ela é excessivamente "bold".


Andale Mono

É uma boa alternativa à Courier, caso você precise de uma fonte de espaçamento fixo não serifada.



faça a coisa certa

Quando você for usar a tag <font face> para especificar qual fonte você quer que seja usada para um bloco de texto, não se esqueça (nunca é demais lembrar) que se o seu visitante não tiver a fonte instalada, ele não verá o texto como você deseja. Por isso mesmo, esta nova tag também possibilita que você especifique não apenas uma fonte, mas toda uma lista de alternativas. Veja um exemplo:

<font face="Verdana,Arial,Helvetica,sans-serif">seu texto entra aqui</font>

No exemplo acima, o browser tentará mostrar o seu texto com a fonte Verdana. Se ela não estiver instalada no computador do seu visitante, ele tentará usar a Arial, e assim por diante. Veja agora um exemplo usando as fontes serifadas:

<font face="Georgia,Times New Roman,Times,serif">seu texto entra aqui</font>

Acho que você já entendeu como o browser irá usar esta lista!

As opções sans-serif e serif orientam o browser a usar fontes não serifada e serifada genéricas, respectivamente. Isso quer dizer que se no computador de seu visitante não houver instalada nenhuma das fontes da lista, ele usará a fonte que está indicada na configuração do browser para cada um destes casos. Por isso mesmo, estas duas opções devem ficar por último.
neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa