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Anotações - n° 6  |  "Für Loev II"
retalhos de tecidos estampados, bordado à mão

Annotations - #6  |  "Für Loev II"
pieces of printed fabric, hand made embroidery

2019 | 52 x 33 cm

[ english version ]

A série Anotações nasceu após a residência artística CASA B, no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, onde além de conviver profundamente com a produção artística de Arthur Bispo do Rosário, que sempre lidou com a precariedade e a escacez de materiais "nobres", uma vez que sua produção artística aconteceu durante as várias décadas em que ele foi um interno em uma instituição psiquiátrica, e mesmo assim, produziu um corpo de obras de alto impacto e poder poético, Fábio Carvalho teve que lidar ele também com o fato de não dispor de uma grande gama de opções de materiais, como normalmente está acostumado em seu atelier.

Após esta experiência, o artista, mesmo de volta ao seu atelier, decidiu se provocar a ir mais longe e fazer da escassez de materiais parte constituinte do discurso de um novo conjunto de trabalhos, e pensar e criar obras mais simples, com menos materiais, apenas retalhos de tecidos, que precisaram ser emendados para ter um tamanho viável de se trabalhar, e o bordado simples, sem recorrer a apliques, miçandas e coisas do tipo. Para os bordados, o artista lançou mão de desenhos que já vinha colecionando há alguns anos, mas que ainda não tinham encontrado seu momento de vir à tona.

Estes trabalhos foram criados e executados ao longo do turbulento período eleitoral de 2018, desde meados de julho, início da campanha eleitoral, até dezembro, após o resultado das eleições, e visivelmente foi contaminado pelas emoções, angústias e frustrações decorrentes destes meses, de forma que a seleção das imagens bordadas não foi de forma alguma gratuita ou aleatória.

A produção artística recente de Fábio Carvalho surgiu a partir de uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas e as representações de gênero. Sua poética artística opera na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, o bordado e outros labores têxteis, entre outras práticas normalmente consideradas femininas, com os estereótipos de masculinidade, como o soldado, o halterofilista, o cowboy, etc.

Como em toda a produção atual de Fábio Carvalho, o artista procura questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, propondo uma discussão sobre estereótipos de identidade de gênero.

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english version [ top ]

The Annotations series was born after the CASA B Artist-in-residence project, at the Bispo do Rosário Contemporary Art Museum, where besides having a deep contact with Arthur Bispo do Rosário's artistic production, who always dealt with the precariousness and the lack of "noble" art materials, since his artistic production happened during the several decades in which he was an intern in a psychiatric asylum, and nevertheless produced a body of works of high impact and poetic power, Fábio Carvalho had to deal himself with the fact that he did not have a wide range of materials to work with too, as he is usually accustomed to in his studio.

After this experience, the artist, although back to his studio, decided to provoke himself to go further and make the shortage of materials a constituent part of the discourse of a new set of works, and to think and create simpler works, with less materials, only pieces of fabric, which had to be mended to have a good size to work with, and simple embroidery, without resorting to appliques, beads, industrial patches, and the like. For the embroideries, the artist relied on drawings that he had been collecting for some years, but which had not yet found their way into Carvalho's works.

Fábio Carvalho artistic poetics lies precisely in the superposition and conflict between traditional elements of the feminine universe, in particular floral ornamental patterns, porcelain crockery, embroidery, among other so-called feminine activities, with stereotypes of masculinity such as the soldier, the weightlifter, the cowboy, etc.


As in all Carvalho's production, the artist seeks to question the common sense that strength and fragility, virility and poetry, masculinity and vulnerability cannot coexist, proposing a discussion on gender identity stereotypes.

 
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