vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
clique para voltar // click to go back
Linha do tempo - 1996
impressão eletrostática s/ papel
181 x 107 cm

Timeline
electrostatic print on paper
181 x 107 cm


exposições // exhibitions:
- IV Salão MAM-Bahia - 1997
- Programa de exposições ABRA/Coca-Cola - Paço das Artes, SP - 1997
- VI Bienal Internacional de Cuenca - Equador - 1998
- Desenho Expandido - Centro Cultural Cândido Mendes, RJ - 2001

[ english version ]

Linha do tempo

Durante um ano, eu fui submetido a um processo de perda de peso. No início do processo, e a cada 3 meses, eram tiradas fotos minhas de corpo inteiro (frente e lado). Ao final deste processo, foram traçadas as silhuetas do meu corpo, uma para cada foto. Em seguida, estas silhuetas foram superpostas e impressas em tamanho natural.

Para conseguir uma variação na forma do desenho das silhuetas, era necessário operar uma mudança no meu próprio corpo. Para manipular o desenho, eu tinha que manipular meu corpo.

A superposição das silhuetas em todos os momentos do processo de perda de peso nos impede de seguir cada silhueta individualmente, de forma que é impossível retraçar o contorno de meu corpo em um único instante passado. Isto cria uma simultaneidade e uma reversibilidade dos vários momentos apresentados no trabalho, fechando-o num "loop" contínuo de tempo.

[ top ]

Timeline

During one year, I’ve been submitted to a process of weight loss. At the beginning of the process, and at the months 4, 8 and 12 of the process, pictures of my entire body (front and side) have been taken. After the process has ended, silhouettes of my body have been traced, one for each period of the process. Later, these silhouettes had been printed overlaid in natural size.

To obtain a variation in the form of the drawing of the silhouettes, it was necessary to operate a change on my own body. To manipulate the drawing, I had that to manipulate my body.

The overlay of the silhouettes in all the periods of the weight loss process hinder us to follow each silhouette individually, so it is impossible to retrace the contour of my body on a single past moment. This creates a concurrence and a reversibility of the different times presented in the work, enclosing the process in a continuous time loop.

 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail