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Luctas, Condecorações
Casaco de algodão, bordado à mão, insígnias militares, cartão paraná, cola epoxi, tinta acrílica metálica dourada, tinta spray prateada metálica, purpurina, fitas de poliéster, fita metalizada, acetato, linha de costura, pendentes de metal, corrente de aço, pérolas e cristais falsos, flores e borboleta de plástico.

Fights, Decorations
Cotton jacket, hand embroidery, military insignia, Paraná cardboard, epoxy glue, golden metallic acrylic paint, silver metallic spray paint, glitter, polyester ribbons, metallic tape, acetate, sewing thread, metal pendants, steel chain, pearls and fake crystals, flowers and plastic butterfly.

2018
95 (h) x 80 (l) x 27 (p) cm

[ english version ]

Trabalho concebido no âmbito da Residência Artística CASA B, no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), realizada em abril 2018, seguida pela exposição "Almofadinhas | Experiência  B", com curadoria de Diana Kolker e Ricardo Resende, onde se criou um diálogo simbólico entre a produção do artista com a de Bispo do Rosário.

Este trabalho se iniciou a partir de um casaco comprado em 2011, para ser usado na residência artística Bordallo Pinheiro, em Portugal. Já nesta ocasião duas insígnias militares foram aplicadas ao casaco. Desde então, a cada viagem para uma nova residência artística, outras insígnias foram sendo aplicadas, o que durou até novembro de 2015. O casaco se tornou uma espécie de "manto protetor" do artista. Em função da Residência Artística CASA B, o artista decidiu transformá-lo numa homenagem à Bispo do Rosário, em referências aos vários jaquetões que este artista criou durantes os anos de produção na Colônia Juliano Moreira. Partes de uma fantasia de carnaval de marujo feita à mão pelo artista em 2017 foram incorporadas como dragonas nos ombros do casaco, franja nas costas e ornamentos próximos à gola (timão, estrela do mar e âncora). Arthur Bispo do Rosário trabalhou como marujo entre 1925 e 1933, e em sua produção artística as referências aos anos na Marinha são sempre muito presentes.

Durante o processo de confecção deste trabalho, Fábio Carvalho entrou em contato com o jaquetão verde "Lutas – 1938/1982" de Bispo do Rosário, no qual Bispo aplicou 41 flâmulas com medalhas feitas de bordado, moedas, medalhas religiosas e fitas, entre outros materiais. Daí surgiu o desejo de ornamentar de forma propositalmente exagerada o casaco, e várias condecorações semelhantes àquelas de monarquias foram criadas, junto a diversas medalhas também feitas com moedas, advindas da coleção pessoal do artista.

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Fights, Decorations is a work conceived in the scope of the CASA B Artist-in-residence project, at the Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), held in April 2018, followed by the exhibition "Almofadinhas | Experiência B", curated by Diana Kolker and Ricardo Resende, where a symbolic dialogue was created between the production of the artist with that of Bispo do Rosário.

This work was started from a jacket purchased in 2011, to be used in the artist-in-residence Bordallo Pinheiro, in Portugal. On this occasion, two military insignias were applied to the coat. Since then, on each trip to a new artist-in-residence program, other insignias have been applied, which lasted until November 2015. The coat became a kind of "protective mantle" to the artist. In regard to the CASA B Artistic Residence, the artist decided to transform it into a tribute to Bispo do Rosário, in references to the several jackets that this artist created during the years of production in the Juliano Moreira Colony. Sections of a sailor carnival costume handmade by the artist in 2017 were incorporated as epaulettes on the shoulders of the coat, fringe on the back and ornaments close to the collar (a ship's wheel, a starfish and an anchor). Arthur Bispo do Rosário worked as a sailor between 1925 and 1933, and in his artistic production the references to the years in the Navy are always very present.

During the process of preparation of this work, Fábio Carvalho came across with the green jacket "Lutas - 1938/1982" by Bispo do Rosário, in which Bispo applied 41 small pennants with medals made of embroidery, coins, religious medals and ribbons, among others materials. From that, came the desire to ornament the coat in an intentionally exaggerated way, and several decorations similar to those of monarchies were created, along with several medals also made with coins, coming from the personal collection of the artist.


 
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