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Em sendo patente...  n° 10
(série Portugal) 
lencinhos rendados antigos, insígnias militares, bordado feito à mão, flores de plástico, cristais falsos.

Once upon an insignia... # 10
(Portugal series)
antique small lace handkerchiefs, military insignias, hand made embroidery, industrial patches, fake crystals.


2018
27 x 50 cm

[ english version ]

Trabalho desenvolvido durante a Residência Artística CASA B, no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), realizada em abril 2018 (de forma similar àqueles concebidos na Residência Artística no Maus Hábitos, Porto, Portugal, 2012), seguida pela exposição "Almofadinhas | Experiência  B", com curadoria de Diana Kolker e Ricardo Resende, onde se criou um diálogo simbólico entre a produção do artista com a de Bispo do Rosário.

Na série Em sendo patente... insígnias militares reais foram incorporadas a “paninhos” (naperons) ou lenços e guardanapos antigos. Por cima destas insígnias foram bordados à mão pelo artista elementos típicos dos lenços de namorados portugueses.

No "Em sendo patente... n° 10" há uma maior liberdade em relação aos motivos originais dos lenços de namorados, e foram ainda incorporadas folhas e flores de plástico ao bordado, além de uma pequena "chuva" de cristais falsos de acrílico. As três peças que compõem o tríptico foram também unidas pelo bordado das hastes das flores, que são uma referência à grande quantidade da planta "onze horas" existente na área do Polo Experimental, onde ficam as instalações da CASA B.

 
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Minha produção artística mais recente surgiu a partir de uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas de gênero, como por exemplo os brinquedos que as pessoas dão aos seus filhos ­ bonecas, jogos de chá e jantar de miniatura, e outras atividades domésticas ou delicadas para meninas; bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos, que mesmo não intencionalmente são usados para direcionar e moldar a futura personalidade destas crianças.

Sua poética artística opera justamente na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, e a louça de porcelana, com os estereótipos de masculinidade, como o soldado, o executivo, o halterofilista, o cowboy, etc.
 
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english version [ top ]

Once upon an insignia... # 10 is a work developed during the CASA B Artist-in-residence project, at the Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), held in April 2018 (in a similar way to those conceived during the Artist-in-residence program at Maus Hábitos, Porto, Portugal, 2012), followed by the exhibition "Almofadinhas | Experiência B", curated by Diana Kolker and Ricardo Resende, where a symbolic dialogue was created between the production of the artist with that of Bispo do Rosário.

In the Once upon an insignia... series actual military insignia were incorporated into old doilies, handkerchiefs or napkins. On top of these badges, typical elements of the portuguese valentine's handkerchief were hand-embroidered by the artist.

My recent art production came from a reflection upon the toys that people give to their children, that, even if not intentionally, are used to define gender, sexual identity, personality, etc: dolls and domestic or sensitive activities for girls; balls, weapons, soldiers and more active and strength oriented games for boys.

Its artistic poetics lies precisely in the superposition and conflict between traditional elements of the feminine universe, in particular floral ornamental patterns, porcelain crockery, embroidery, among other so-called feminine activities, with stereotypes of masculinity such as the soldier, the powerful executive, the weightlifter, the cowboy, etc.

 
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