vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
Fábio Carvalho participa da exposição coletiva “Projeto Identidades – 2ª edição”
(21/10/2018)

A Galeria Aliança Francesa inaugura nesta quinta, dia 25, “Projeto Identidades – 2ª edição”, exposição que apresenta cerca de 25 obras de 17 artistas e oferece ao público uma reflexão sobre a extensa gama de entendimentos que a identidade suscita em cada um de nós. Sob a curadoria de Osvaldo Carvalho, a exposição traz obras de Eduardo Mariz & Osvaldo Carvalho, Fábio Carvalho, Paulo Jorge Gonçalves, Raimundo Rodriguez, entre outros.

Fábio Carvalho participa da exposição com oito trabalhos ​da série "Dos que partem, aos que ficam". Nesta série foram usadas fotos tiradas por soldados pouco antes destes partirem para o campo de batalha, muito provavelmente para serem deixadas com as famílias, como uma lembrança. Sobre as fotos foram realizadas intervenções com decalques florais à base d'água e transfer ouro​. Para muitas destas pessoas, esta foi a primeira e última foto que fizeram em todas as suas vidas, e são imagens carregadas de bravura, heroismo, altivez, e em algumas há também uma extrema ternura, ou talvez já uma nostalgia, por conta do futuro incerto não só para os que partem, mas também para os que ficam.

 

clique para voltar // click to go back

Fábio Carvalho | Dos que partem, aos que ficam


A identidade, de modo vulgar, é entendida como um documento (material) que caracteriza determinada pessoa e a qualifica em origem a um grupo social desde o conceito mais amplo, nacional (como o passaporte), até os mais específicos de localidade (RGs), trabalho (carteira de trabalho ou crachá funcional), escola (carteira de estudante), clube (carteira de sócio), etc. em que temos uma constituição jurídica do indivíduo legalizada pelo documento de que é portador. Mas essa conceituação tem implicações investigativas também em outras áreas do saber (sociologia, antropologia, filosofia, história, artes visuais, entre outros) cujas definições se multiplicam mediante a abordagem escolhida.

Entre artistas visuais não é menos complexo o efeito das pesquisas realizadas na compreensão e formação de uma identidade. Os trabalhos reunidos nesse projeto compreendem um amplo espectro poético visual que invoca eixos como memória - afeto, história -resgate, cultura - discurso. A diversidade de enfoques estabelece parâmetros que possibilitam, nesse mesmo conjunto, discutir as bases da individualidade, o que nos faz verdadeiramente únicos em meio ao coletivo.

 

clique para voltar // click to go back

Fábio Carvalho | Dos que partem, aos que ficam

 


Nessa edição os trabalhos apresentados afinam o espectro poético visual que foi anunciado na edição anterior – como me vejo e como sou visto ainda é recorrente; contudo, ver o outro com sensibilidade cívica revela-se uma necessidade premente, urgência primeira frente a discursos de ódio e intolerância sociais. Assim é que este projeto tem desvelado camadas mais profundas do indivíduo: suas máscaras, máscaras alheias, vozes em seco e a secura na boca. Não há silêncio possível quando a escuridão se faz, é preciso gritar. Gritemos!

“Projeto Identidades – 2ª edição”
Inauguração: Quinta-feira, 25/10, a partir de 17h
Local: Galeria Aliança Francesa - Rua Muniz Barreto, 746
Entrada franca.

Visitação: de 26/10 a 26/02
De segunda a sexta, de 10h às 19h
Sábado, de 08:30 às 12h

saiba mais: www.facebook.com/events/246768979519391/

 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail