vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
Exposição "Serendipity", apresenta obras de 10 artistas no Rio de Janeiro, a partir de 2/fevereiro.
(30/01/2019)
 


Sábado, dia 2/2, de 16h às 19h, inaugura a exposição Serendipity, na C.galeria, no Jardim Botânico (Rio de Janeiro).

Serendipity é o projeto anual da C.galeria onde artistas não representados pela galeria abrem a programação de exposições. Para 2019, foi realizada uma chamada aberta para que artistas brasileiros enviassem seus portfólios. Foram então selecionados 10 artistas que apresentarão seus trabalhos na galeria.

A palavra Serendipity significa feliz descoberta ao acaso, sorte de encontrar algo preciso onde não estávamos procurando e forma especial de criatividade; alia perseverança, inteligência e senso de observação. 

Os artistas selecionados pelo curador Luiz Otávio Zampar foram: Allan Sieber, Bruno Portela, Cibelle Arcanjo, Fábio Carvalho, Fernanda Andrade, Liana Nigri, Marcelo Oliveira, Nathan Braga, Tangerina Bruno e Yhuri Cruz.

 

clique para voltar // click to go back
Fábio Carvalho | Hora do Rancho

 
Fábio Carvalho apresenta, pela primeira vez completa, a série Hora do Rancho, que consiste em desenhos com tinta permanente à quente para cerâmica sobre pratos de porcelana antigos previamente decorados. O trabalho foca na representação de objetos de uso militar, normalmente associados com a masculinidade bruta, a virilidade ideal para a sociedade patriarcal, em um meio (pratos de porcelana com decoração floral) que muitos entendem como pertencente exclusivamente ao universo do delicado e feminino.
 
 

clique para voltar // click to go back

 

"Hoje
Trago em meu corpo as marcas do meu tempo
Meu desespero, a vida num momento
A fossa, a fome, a flor, o fim do mundo
"

Há linhas que nos costuram e seguram a todo instante. "É preciso estar atento e forte", diz o refrão que soa como um hino na rotina que parece nos detestar. O indivíduo se esvai a cada segundo que passa, pois deixamos de notar, por medo, o humano. "É perigoso acordar o sonâmbulo". Despertar é perigoso, porém necessário; é no despertar que criamos consciência, lucidez.

Se a Arte reflete o cotidiano de seus contemporâneos, não é à toa que a arte brasileira sempre foi baseada em questões políticas: uma monarquia mal constituída, uma república formada as pressas, uma ditadura eterna. Serendipity 2019 fala sobre democracia, sobre liberdade, sobre conforto e sobre a falta de tudo isso; sobre existir, sobre envelhecer diante desses princípios.

A galeria torna-se espaço de testemunho e porto seguro para o grito necessário desse novo time formado. Obras que fogem do padrão "família tradicional brasileira" ganham abrigo nesse novo espaço com uma nova leitura e um sentimento de determinação. O grito ficou mais alto, somos mais e não vamos nos calar.

Nietzsche afirma que temos a arte para não morrer da verdade; o que ele não nos disse é que a arte é o amadorismo da vida que percorre a dúvida e a dívida dos míseros anseios que nos percorrem. Permeamos sucessivamente a estranha camada que separa o humano do divino, o aberto do sombrio, a vida do fenecer. Nada mais aflige o cotidiano depois de nós mesmos; somos a própria limitação e o próprio percalço torna-se a mandatória libertação.

Essa mostra cumpre seu pequeno dever de manifestar em primeira vista o que o cotidiano tenta nos apagar: somos resistência porque existimos; e existir é um ato político, é aguentar, sobreviver, enfrentar, é ser a costura que sempre tentam romper, nunca se isolar, é não soltar a mão de ninguém.

Luiz Otávio Zampar
curador




SERVIÇO:
exposição Serendipity
C.galeria
rua Visconde de Carandaí 19, Jardim Botânico, RJ
abertura: 02/02/2019
até: 01/03/2019

 
 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail