Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail

voltar / back

 
 


Fábio Carvalho abre a exposição "Bai feliz buando, no bico dum passarinho", na Dumaresq Galeria de Arte, Recife, no dia 5 de junho.


Serão apresentadas obras das séries “Bai feliz buando, no bico dum passarinho” e “Em sendo patente...”, decorrentes da Residência Artística que fez em Portugal em 2012, durante o Ano de Brasil-Portugal. Esta é a nona exposição individual de Fábio Carvalho, e a primeira na Dumaresq Galeria de Arte.

As obras (bordado e objetos sobre tecido) contrapõem características frágeis e afetuosas femininas dos Lenços de Namorados, tradicionais da cultura lusitana nortenha, aos estereótipos de masculinidade e virilidade bruta vistos no universo militar: soldados, armas pesadas e camuflagem. Sua pesquisa surge da reflexão sobre como desde a infância são moldados os padrões de comportamento tidos como “corretos” para cada gênero, e como depois isto é reforçado e perpetuado na vida adulta pela sociedade.

Todas as obras foram inteiramente bordadas pelo próprio artista, pois segundo Fábio Carvalho “isto faz parte da dialética do trabalho, eu submeto meu próprio corpo e minha mente masculinos a um labor que é normalmente aceito como feminino”.


Sobre o artista

Fábio Carvalho
é um artista carioca em atividade desde 1994, e já realizou 9 exposições individuais e participou de mais de 80 exposições coletivas.

Sua pesquisa de trabalho mais recente, denominada “Macho Toys”, surgiu da reflexão sobre como desde a infância, mesmo que não intencionalmente, os padrões de comportamento tidos como “corretos” para cada gênero são moldados através dos brinquedos presenteados às crianças, e das brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo, criando desde muito cedo uma divisão em dois blocos bem nítidos do que é aceito como “masculino” e “feminino”, e como depois isto é reforçado e perpetuado pela sociedade na vida adulta. Macho Toys opera na superposição e no conflito entre os conceitos de masculinidade e virilidade, e os elementos associados ao feminino.

Ao apontar as possíveis fragilidades ocultas por trás da máscara do homem viril bruto, o trabalho do artista busca levantar uma discussão sobre estes estereótipos de gênero, e questionar a noção geral de que força e delicadeza, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade são qualidades humanas impossíveis de existir lado a lado.

Fábio Carvalho participou recentemente das Residências Artísticas “Bordallianos Brasileiros”, na fábrica Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha (2011), junto com mais 19 artistas brasileiros, entre estes, Barrão, Tunga, Saint Clair Cemin, Vik Muniz; “Projecto Artistas Contemporâneos”, na fábrica Porcelana Vista Alegre, em Ílhavo (2011), tendo sido o primeiro artista brasileiro a participar do projeto; e “Maus Hábitos”, no Porto (2012), todas em Portugal.

Tem mais de 60 obras em coleções públicas e particulares: Gilberto Chateaubriand / MAM-RJ - RJ; Vieira Resende Barbosa & Guerreiro Advogados – RJ; Centro de Arte Contemporáneo Wilfredo Lam - Havana – Cuba; entre outras coleções.

abertura: 5 de junho (quarta-feira), 18h-22h

Dumaresq Galeria de Arte
rua Professor Augusto Lins e Silva 1033, Boa Viagem, Recife, PE
(81) 3341-0129
segunda a sexta, 9h - 18h | sábado, 9h - 13h
em cartaz até 6/7/2013
[email protected] 
www.dumaresq.com.br

 

obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail