| O que torna uma fonte 
                                          boa? | 
                                       
                                     
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                              >> tipologia >> o que torna uma fonte 
                              boa? 
                              (artigo originalmente publicado no 
                              site Aranha Internet e design) 
                               
                              Fábio Carvalho 
                              5/2/2001 
                               
                              Com a proliferação de programas para 
                              criar fontes baratos e fáceis de usar, uma 
                              infinidade de pequenos novos estúdios de 
                              criação de fontes começou a 
                              aparecer. Com mais gente criando e usando tipologias 
                              digitais, muitos se perguntam o que exatamente torna 
                              uma fonte uma boa fonte, e também o porquê 
                              das fontes geralmente custarem tão caro. 
                              Com a quebra do monopólio da criação 
                                de tipologias, mercado antes dominado por apenas 
                                algumas (e grandes) empresas, hoje em dia não 
                                é difícil encontrar um site de um 
                                estúdio de criação de fontes, 
                                que muitas vezes tem em seu "staff" 
                                apenas uma única pessoa -- o criador das 
                                fontes e do próprio site. Exemplos deste 
                                caso são a Larabie Fonts [ www.larabiefonts.com 
                                ], a Blue Vinil Fonts [ www.reflectdesign.com/bvfonts/fontmenu.shtm 
                                ] e o Pizzadude [ hjem.get2net.dk/jfischer 
                                ]. 
                              Por um lado, isso é ótimo, pois 
                                com menos monopólio há sempre a 
                                possibilidade de melhores preços, bem como 
                                a diversidade e disponibilidade de novas fontes 
                                na praça aumenta enormemente. Mas exatamente 
                                aí aparecem os problemas -- quantidade, 
                                a gente bem sabe, não significa necessariamente 
                                qualidade, e há muitas fontes por aí 
                                que pecam em muitos aspectos fundamentais na criação 
                                de uma boa fonte. Vejamos quais são estes 
                                aspectos: 
                              A Estética de uma Fonte 
                              O design de uma tipologia é um julgamento 
                                estético, e a faixa de opções 
                                é cada vez mais ampla.  
                              Personalidade e Individualidade 
                              O designer constrói a personalidade de 
                                uma fonte através da conexão com 
                                arquétipos conhecidos (letras) e infundindo 
                                a estas formas qualidades de expressão 
                                que as tornam únicas e distintas dentro 
                                do universo tipográfico. Este processo 
                                se apoia em várias bases: antecedentes 
                                históricos, os interesses pessoais, propensões 
                                e valores do designer, além de outras influências 
                                muitas vezes não conscientes. Projetos 
                                de fontes bem sucedidos apresentam um bom equilíbrio 
                                entre forma e originalidade, com uma boa tensão 
                                entre legibilidade e capacidade de chamar a atenção. 
                              Integridade 
                              O projeto de uma tipologia precisa de um sentido 
                                unificador que seja capaz de reconciliar numerosos 
                                detalhes. Se o design de uma fonte é resultado 
                                da experiência e olho crítico do 
                                designer para relações e variações, 
                                este sentido unificador aparecerá. Mas 
                                se o design de uma fonte é realizado com 
                                pressa, ditado por um comitê, ou executado 
                                apenas para cumprir um contrato, sem que haja 
                                um envolvimento emocional do designer, pode resultar 
                                em um design onde o sentido de totalidade é 
                                negligenciado.  
                              Aspectos Técnicos 
                              Uma vez que todos as exigências estéticas 
                                foram cumpridas, é a hora de prestar atenção 
                                em alguns aspectos técnicos que também 
                                são elementos chaves na criação 
                                de uma "boa fonte". 
                              Digitalização 
                              Uma fonte digital é uma fórmula 
                                matemática que determina como a fonte é 
                                impressa ou mostrada na tela. Uma vez que este 
                                código matemático será sempre 
                                responsável pela aparência da fonte, 
                                é imprescindível que seja enxuto 
                                e eficiente. 
                              
                              O componente de qualidade mais crítico 
                                na criação de uma fonte digital 
                                é a digitalização do desenho 
                                das letras, o que depende do conhecimento e habilidade 
                                da pessoa que faz a digitalização. 
                                Embora o recurso de "autotracing" seja 
                                um processo efetivo para capturar uma arte final, 
                                é normalmente problemático se o 
                                contorno (outline) da fonte não é 
                                editado ou redesenhado. Para que se otimize cada 
                                caractere, os contornos precisam ser digitalizados 
                                meticulosamente, com o mínimo de "âncoras" 
                                possível, e os pontos de ancoragem precisam 
                                estar estrategicamente posicionados. 
                              Se uma tipologia é digitalizada com muitas 
                                âncoras e pontos de controle, ou se os pontos 
                                se sobrepõe, a fonte normalmente criará 
                                problemas na hora da impressão, especialmente 
                                para saídas em alta resolução. 
                              Faça um teste para verificar a qualidade 
                                de digitalização de uma fonte: Abra 
                                o arquivo da fonte em um programa de edição 
                                (por exemplo, o Fontographer) ou converta um texto 
                                qualquer usando a fonte para "outlines" 
                                ou "curves" usando um programa de ilustração 
                                (FreeHand, CorelDraw ou Illustrator). Se os caracteres 
                                são desenhados suavemente, sem passagens 
                                abruptas, e com um mínimo de pontos (preferivelmente 
                                menos de 20 por caracter) e se os pontos nos extremos 
                                horizontal e vertical estão em ângulo 
                                reto, pode-se assumir que a fonte foi bem digitalizada. 
                               
                              Cor e Espaçamento 
                              É impossível falar de um destes 
                                atributos sem mencionar o outro. A cor (o padrão 
                                de densidade dos elementos do caractere) está 
                                invariavelmente ligado ao espaçamento dos 
                                elementos do caractere, tanto internamente (espaços 
                                dentro da forma, por exemplo) como externamente 
                                (a distância entre os diversos caracteres, 
                                por exemplo). 
                              O padrão clássico dita uma "cor" 
                                suave, regular da massa de texto. Atualmente, 
                                uma maior variação da "cor" 
                                em um texto é mais aceitável. Como 
                                você deve ter pensado agora, um tipo expressivo 
                                que se destina a chamar a atenção 
                                e se destacar pode violar totalmente esta regra. 
                                Mas o designer deve sempre estar atento para a 
                                impressão geral de um bloco de texto, e 
                                tratar a tipologia que está criando adequadamente. 
                              segue 
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