O que torna uma fonte
boa? |
|
artigos
>> tipologia >> o que torna uma fonte
boa?
(artigo originalmente publicado no
site Aranha Internet e design)
Fábio Carvalho
5/2/2001
Com a proliferação de programas para
criar fontes baratos e fáceis de usar, uma
infinidade de pequenos novos estúdios de
criação de fontes começou a
aparecer. Com mais gente criando e usando tipologias
digitais, muitos se perguntam o que exatamente torna
uma fonte uma boa fonte, e também o porquê
das fontes geralmente custarem tão caro.
Com a quebra do monopólio da criação
de tipologias, mercado antes dominado por apenas
algumas (e grandes) empresas, hoje em dia não
é difícil encontrar um site de um
estúdio de criação de fontes,
que muitas vezes tem em seu "staff"
apenas uma única pessoa -- o criador das
fontes e do próprio site. Exemplos deste
caso são a Larabie Fonts [ www.larabiefonts.com
], a Blue Vinil Fonts [ www.reflectdesign.com/bvfonts/fontmenu.shtm
] e o Pizzadude [ hjem.get2net.dk/jfischer
].
Por um lado, isso é ótimo, pois
com menos monopólio há sempre a
possibilidade de melhores preços, bem como
a diversidade e disponibilidade de novas fontes
na praça aumenta enormemente. Mas exatamente
aí aparecem os problemas -- quantidade,
a gente bem sabe, não significa necessariamente
qualidade, e há muitas fontes por aí
que pecam em muitos aspectos fundamentais na criação
de uma boa fonte. Vejamos quais são estes
aspectos:
A Estética de uma Fonte
O design de uma tipologia é um julgamento
estético, e a faixa de opções
é cada vez mais ampla.
Personalidade e Individualidade
O designer constrói a personalidade de
uma fonte através da conexão com
arquétipos conhecidos (letras) e infundindo
a estas formas qualidades de expressão
que as tornam únicas e distintas dentro
do universo tipográfico. Este processo
se apoia em várias bases: antecedentes
históricos, os interesses pessoais, propensões
e valores do designer, além de outras influências
muitas vezes não conscientes. Projetos
de fontes bem sucedidos apresentam um bom equilíbrio
entre forma e originalidade, com uma boa tensão
entre legibilidade e capacidade de chamar a atenção.
Integridade
O projeto de uma tipologia precisa de um sentido
unificador que seja capaz de reconciliar numerosos
detalhes. Se o design de uma fonte é resultado
da experiência e olho crítico do
designer para relações e variações,
este sentido unificador aparecerá. Mas
se o design de uma fonte é realizado com
pressa, ditado por um comitê, ou executado
apenas para cumprir um contrato, sem que haja
um envolvimento emocional do designer, pode resultar
em um design onde o sentido de totalidade é
negligenciado.
Aspectos Técnicos
Uma vez que todos as exigências estéticas
foram cumpridas, é a hora de prestar atenção
em alguns aspectos técnicos que também
são elementos chaves na criação
de uma "boa fonte".
Digitalização
Uma fonte digital é uma fórmula
matemática que determina como a fonte é
impressa ou mostrada na tela. Uma vez que este
código matemático será sempre
responsável pela aparência da fonte,
é imprescindível que seja enxuto
e eficiente.
O componente de qualidade mais crítico
na criação de uma fonte digital
é a digitalização do desenho
das letras, o que depende do conhecimento e habilidade
da pessoa que faz a digitalização.
Embora o recurso de "autotracing" seja
um processo efetivo para capturar uma arte final,
é normalmente problemático se o
contorno (outline) da fonte não é
editado ou redesenhado. Para que se otimize cada
caractere, os contornos precisam ser digitalizados
meticulosamente, com o mínimo de "âncoras"
possível, e os pontos de ancoragem precisam
estar estrategicamente posicionados.
Se uma tipologia é digitalizada com muitas
âncoras e pontos de controle, ou se os pontos
se sobrepõe, a fonte normalmente criará
problemas na hora da impressão, especialmente
para saídas em alta resolução.
Faça um teste para verificar a qualidade
de digitalização de uma fonte: Abra
o arquivo da fonte em um programa de edição
(por exemplo, o Fontographer) ou converta um texto
qualquer usando a fonte para "outlines"
ou "curves" usando um programa de ilustração
(FreeHand, CorelDraw ou Illustrator). Se os caracteres
são desenhados suavemente, sem passagens
abruptas, e com um mínimo de pontos (preferivelmente
menos de 20 por caracter) e se os pontos nos extremos
horizontal e vertical estão em ângulo
reto, pode-se assumir que a fonte foi bem digitalizada.
Cor e Espaçamento
É impossível falar de um destes
atributos sem mencionar o outro. A cor (o padrão
de densidade dos elementos do caractere) está
invariavelmente ligado ao espaçamento dos
elementos do caractere, tanto internamente (espaços
dentro da forma, por exemplo) como externamente
(a distância entre os diversos caracteres,
por exemplo).
O padrão clássico dita uma "cor"
suave, regular da massa de texto. Atualmente,
uma maior variação da "cor"
em um texto é mais aceitável. Como
você deve ter pensado agora, um tipo expressivo
que se destina a chamar a atenção
e se destacar pode violar totalmente esta regra.
Mas o designer deve sempre estar atento para a
impressão geral de um bloco de texto, e
tratar a tipologia que está criando adequadamente.
segue
>>
|