O que torna uma fonte
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(artigo originalmente publicado no
site Aranha Internet e design)
Fábio Carvalho
5/2/2001
Conjunto de caracteres
Uma "boa fonte" não apresenta
nenhuma lacuna em sua tabela de caracteres. Muitos
caracteres como o símbolo do Yen ou de
parágrafo são raramente usados,
mas a sua presença na fonte indica que
o designer de uma tipologia a criou visando o
uso sério e profissional, o que também
indica que ele provavelmente se preocupou com
detalhes menos perceptíveis.
No nosso caso, devemos também prestar
atenção se a fonte apresenta todos
os caracteres internacionais, ou seja, vogais
acentuadas, letras especiais, etc. Muitas vezes,
nos deparamos com uma bela fonte, que gostaríamos
de usar, mas que não possui, por exemplo,
os caracteres acentuados. Isto restringe em muito
sua utilidade.
Pares de Kerning
Para evitar que um espaçamento estranho
entre certas combinações de letras
aconteça, como por exemplo em "Io"
ou "To", o criador de uma fonte pode
definir pares de kerning. Esta definição
faz com que os programas gráficos utilizem
um espaçamento especial entre estes pares,
ao invés de utilizar o espaçamento
padrão da fonte. A presença de pares
de kerning em uma fonte é também
uma indicação de qualidade.
Hinting
O "hinting" é o componente da
fonte que faz com que a fonte seja exibida e impressa
melhor em tamanhos pequenos ou baixa resolução.
Os parâmetros globais de uma fonte, como
por exemplo, as alturas das hastes e o alinhamento
vertical, entre outros, são normalmente
adequados para textos, especialmente para a impressão
de textos. Todos os programas comerciais para
criação de fontes disponíveis
atualmente oferecem recursos para definição
auto-hinting.
Entretanto, para um controle preciso deste parâmetro
quando a fonte se destina à saida em baixa
resolução (como no monitor de um
computador, por exemplo), é necessário
o ajuste manual deste atributo. Como em qualquer
tarefa manual, a habilidade do designer é
que vai determinar a maior ou menor qualidade
da fonte quanto a este aspecto.
Embora você possa testar ao extremo a fonte
que pretende usar em algum projeto, verifique
apenas se ela se apresenta legível nos
tamanhos/resolução que você
realmente irá usar neste projeto. Se tudo
estiver ok, significa que a fonte é adequada
para o uso em questão.
algumas últimas considerações
O preço de uma fonte
Todo mundo sabe quantidade geralmente
não é sinônimo de qualidade.
Portanto, desconfie quando vir uma oferta do tipo
"CD com mais de 500 fontes por apenas R$
19,90". Ou os designers destas fontes estão
sendo lesados, ao não receberem o devido
pagamento pela revenda de uma criação
sua, ou estas fontes são no mínimo
suspeitas, no que diz respeito à qualidade.
Boa parte do preço de uma fonte profissional
bem projetada e corretamente digitalizada está
no fato deste ser um trabalho lento e demorado,
que exige às vezes alguns anos para ser
completado. E como todos nós, os designers
de fontes são profissinais que dependem
de seu trabalho para garantir o pão de
cada dia. Lembre-se disso. A criação
de uma fonte bonita e destinada a durar é
um trabalho que exige habilidade, experiência
e muita dedicação. É um trabalho
que merece ser recompensado.
Compatibilidade afinal?
Quem já trabalhou nem que seja um pouco
com artes gráficas, ou usa ao mesmo tempo
um PC e um Macintosh sabe como desagradável
é a falta de compatibilidade entre todos
os equipamentos envolvidos no que diz respeito
às fontes. Depois de anos de dor de cabeça
por causa das diferenças em fontes PostScript
e TrueType, começa a surgir um novo formato,
que esperamos que seja mais do que apenas um novo
formato, mas sim O Formato.
O OpenType está sendo criado como
o formato unificador que promete resolver todos
os nossos problemas, fazendo que as fontes funcionem
em qualquer computador, plataforma ou mídia.
É uma inciativa conjunta das rivais Adobe
e Microsoft. Só o tempo dirá se
finalmente teremos um formato de fonte digital
único e universal.
Para saber mais sobre o padrão OpenType,
leia o artigo OpenType:
a solução definitiva, ou apenas
mais um padrão?.
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