• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
O que torna uma fonte boa?
artigos >> tipologia >> o que torna uma fonte boa? >> pág. 2
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho
5/2/2001

Conjunto de caracteres

Uma "boa fonte" não apresenta nenhuma lacuna em sua tabela de caracteres. Muitos caracteres como o símbolo do Yen ou de parágrafo são raramente usados, mas a sua presença na fonte indica que o designer de uma tipologia a criou visando o uso sério e profissional, o que também indica que ele provavelmente se preocupou com detalhes menos perceptíveis.

No nosso caso, devemos também prestar atenção se a fonte apresenta todos os caracteres internacionais, ou seja, vogais acentuadas, letras especiais, etc. Muitas vezes, nos deparamos com uma bela fonte, que gostaríamos de usar, mas que não possui, por exemplo, os caracteres acentuados. Isto restringe em muito sua utilidade.

Pares de Kerning

Para evitar que um espaçamento estranho entre certas combinações de letras aconteça, como por exemplo em "Io" ou "To", o criador de uma fonte pode definir pares de kerning. Esta definição faz com que os programas gráficos utilizem um espaçamento especial entre estes pares, ao invés de utilizar o espaçamento padrão da fonte. A presença de pares de kerning em uma fonte é também uma indicação de qualidade.

Hinting

O "hinting" é o componente da fonte que faz com que a fonte seja exibida e impressa melhor em tamanhos pequenos ou baixa resolução. Os parâmetros globais de uma fonte, como por exemplo, as alturas das hastes e o alinhamento vertical, entre outros, são normalmente adequados para textos, especialmente para a impressão de textos. Todos os programas comerciais para criação de fontes disponíveis atualmente oferecem recursos para definição auto-hinting.

Entretanto, para um controle preciso deste parâmetro quando a fonte se destina à saida em baixa resolução (como no monitor de um computador, por exemplo), é necessário o ajuste manual deste atributo. Como em qualquer tarefa manual, a habilidade do designer é que vai determinar a maior ou menor qualidade da fonte quanto a este aspecto.

Embora você possa testar ao extremo a fonte que pretende usar em algum projeto, verifique apenas se ela se apresenta legível nos tamanhos/resolução que você realmente irá usar neste projeto. Se tudo estiver ok, significa que a fonte é adequada para o uso em questão.

algumas últimas considerações

O preço de uma fonte

Todo mundo sabe — quantidade geralmente não é sinônimo de qualidade. Portanto, desconfie quando vir uma oferta do tipo "CD com mais de 500 fontes por apenas R$ 19,90". Ou os designers destas fontes estão sendo lesados, ao não receberem o devido pagamento pela revenda de uma criação sua, ou estas fontes são no mínimo suspeitas, no que diz respeito à qualidade.

Boa parte do preço de uma fonte profissional bem projetada e corretamente digitalizada está no fato deste ser um trabalho lento e demorado, que exige às vezes alguns anos para ser completado. E como todos nós, os designers de fontes são profissinais que dependem de seu trabalho para garantir o pão de cada dia. Lembre-se disso. A criação de uma fonte bonita e destinada a durar é um trabalho que exige habilidade, experiência e muita dedicação. É um trabalho que merece ser recompensado.

Compatibilidade afinal?

Quem já trabalhou nem que seja um pouco com artes gráficas, ou usa ao mesmo tempo um PC e um Macintosh sabe como desagradável é a falta de compatibilidade entre todos os equipamentos envolvidos no que diz respeito às fontes. Depois de anos de dor de cabeça por causa das diferenças em fontes PostScript e TrueType, começa a surgir um novo formato, que esperamos que seja mais do que apenas um novo formato, mas sim O Formato.

O OpenType está sendo criado como o formato unificador que promete resolver todos os nossos problemas, fazendo que as fontes funcionem em qualquer computador, plataforma ou mídia. É uma inciativa conjunta das rivais Adobe e Microsoft. Só o tempo dirá se finalmente teremos um formato de fonte digital único e universal.

Para saber mais sobre o padrão OpenType, leia o artigo OpenType: a solução definitiva, ou apenas mais um padrão?.

<< volta
neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa