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Os aspectos psicológicos das cores
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(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho

12/5/2001


AZUL

Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.

VERDE

Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão.

O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.

Entretanto, no meu entender é a cor mais difícil de se representar numa tela de computador. Ou são puxados para o limão, ou para o militar ou azulado. Se você já tentou criar um verde bandeira sabe do que eu estou falando...

PRETO

Silêncio eternizante. É a morte, o infortúnio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.

ROSA

É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.

CINZA

É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia.

BRANCO

Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.

MARROM

Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.

É claro que isto tudo parece muito simplificado apresentado desta forma, uma vez que a combinação entre as cores, a área ocupada por cada uma delas, as formas nas quais se encerram, tudo isso somado é que vai determinar o aspecto, ou "clima" final de seu trabalho.

Para terminar, não podemos nos esquecer também que a percepção de uma cor é afetada pela experiência individual e os aspectos culturais de um determinado local. Por exemplo, para os chineses, o branco é a cor oficial do luto, enquanto no ocidente ela está mais associada à pureza, ao início, e não ao fim, à morte.

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