| Crie logos como um profissional | 
                                       
                                     
                                   | 
                                 
                               
                              artigos 
                              >> <web>design >> crie 
                              logos como um profissional >> pág. 
                              2 
                              (artigo originalmente publicado no 
                              site Aranha Internet e design) 
                               
                              Fábio Carvalho 
                              31/3/2001 
                               
                              pensando nas cores e contrastes 
                              Uma vez que a forma básica para o logo 
                                foi definido, é hora de levar o item cor 
                                em consideração. Mais uma vez, a 
                                cor para um logo deve permanecer simples. Você 
                                pode sempre viajar um pouco mais quando se trata 
                                de um logo para a Web, mas um bom logo deve funcionar 
                                bem em apenas uma cor e gradientes desta cor. 
                                A cor deve ter um sentido, ela deve colaborar 
                                na criação do conceito de identidade 
                                visual que se pretender criar.  
                                 
                                O contraste é um outro conceito poderoso 
                                na criação dos logos - você 
                                pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas 
                                - para criar um interesse visual. Um logo deve 
                                ser simples e abstrato, e não complicado 
                                ou confuso, e uma vez mais, todos os elementos 
                                devem ser discerníveis quando reproduzidos 
                                em tamanhos pequenos.  
                              simplicidade, sempre 
                              Um bom logo funciona da forma mais simples. Com 
                                o advento da Web, é comum ver logos que 
                                contêm gradientes exagerados, 3d, animação, 
                                e diversos outros efeitos visuais. Mas se o logo 
                                não puder ser reduzido também em 
                                uma versão simples de uma única 
                                cor para o uso em faxes e originais fotocopiados, 
                                este logo é funcionalmente inútil. 
                                 
                                 
                                Por mais tentador que seja criar um logo delirante, 
                                um designer deve sempre considerar todas as maneiras 
                                que a identidade da empresa será disseminada. 
                                Uma vez que isto é realizado com sucesso, 
                                você pode sempre sofisticar um pouco mais 
                                a versão Web de seu logo mais tarde!  
                              tamanho (escala) 
                              Como mencionado antes, o tamanho é um 
                                ponto crítico ao se projetar um logo. Uma 
                                dica útil é que se um logo funcionar 
                                bem no tamanho para um cartão de visita, 
                                provavelmente ele ficará bom em escalas 
                                maiores. Faça um teste: certifique-se que 
                                seu projeto de logo é visualmente agradável 
                                e interessante em diversas escalas antes de dedicar-se 
                                à sua finalização.  
                              A Web e as peças impressas são 
                                duas mídias inteiramente diferentes. Se 
                                você estiver projetando um logo pela primeira 
                                vez, é melhor que você projete seu 
                                logo PRIMEIRO para as peças impressas e 
                                depois para a Web. O que pode parecer grande e 
                                legível na tela do computador, impresso 
                                do tamanho de um selo postal poderá ficar 
                                totalmente confuso. 
                              mais algumas dicas 
                              Ao escolher uma cor para seu logo, você 
                                talvez deva considerar usar a paleta de 216 cores 
                                seguras, que são exibidas de forma consistente 
                                em todos os browsers. Isto lhe garantirá 
                                que as cores de sua identidade visual podem ser 
                                mostradas de forma correta online, sem que se 
                                precise ter mais trabalho.  
                              Por outro lado, a Web lhe permite pegar um logo 
                                simples de uma ou duas cores e fazer coisas mais 
                                audaciosas com ele - sem que isto lhe custe um 
                                monte de dinheiro extra como seria na mídia 
                                impressa. Mas lembre-se.... simplicidade sempre 
                                funciona melhor! Não exagere! 
                                 
                                Esteja certo de não viajar demais por conta 
                                da gama de possibilidades disponíveis, 
                                antes de ter um logo que apresente uma identidade 
                                forte para sua empresa, até mesmo num cartão 
                                de visitas de apenas uma cor! 
                              << volta 
                             |