• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
Crie logos como um profissional
artigos >> <web>design >> crie logos como um profissional >> pág. 2
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho

31/3/2001

pensando nas cores e contrastes

Uma vez que a forma básica para o logo foi definido, é hora de levar o item cor em consideração. Mais uma vez, a cor para um logo deve permanecer simples. Você pode sempre viajar um pouco mais quando se trata de um logo para a Web, mas um bom logo deve funcionar bem em apenas uma cor e gradientes desta cor. A cor deve ter um sentido, ela deve colaborar na criação do conceito de identidade visual que se pretender criar.

O contraste é um outro conceito poderoso na criação dos logos - você pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas - para criar um interesse visual. Um logo deve ser simples e abstrato, e não complicado ou confuso, e uma vez mais, todos os elementos devem ser discerníveis quando reproduzidos em tamanhos pequenos.

simplicidade, sempre

Um bom logo funciona da forma mais simples. Com o advento da Web, é comum ver logos que contêm gradientes exagerados, 3d, animação, e diversos outros efeitos visuais. Mas se o logo não puder ser reduzido também em uma versão simples de uma única cor para o uso em faxes e originais fotocopiados, este logo é funcionalmente inútil.

Por mais tentador que seja criar um logo delirante, um designer deve sempre considerar todas as maneiras que a identidade da empresa será disseminada. Uma vez que isto é realizado com sucesso, você pode sempre sofisticar um pouco mais a versão Web de seu logo mais tarde!

tamanho (escala)

Como mencionado antes, o tamanho é um ponto crítico ao se projetar um logo. Uma dica útil é que se um logo funcionar bem no tamanho para um cartão de visita, provavelmente ele ficará bom em escalas maiores. Faça um teste: certifique-se que seu projeto de logo é visualmente agradável e interessante em diversas escalas antes de dedicar-se à sua finalização.

A Web e as peças impressas são duas mídias inteiramente diferentes. Se você estiver projetando um logo pela primeira vez, é melhor que você projete seu logo PRIMEIRO para as peças impressas e depois para a Web. O que pode parecer grande e legível na tela do computador, impresso do tamanho de um selo postal poderá ficar totalmente confuso.

mais algumas dicas

Ao escolher uma cor para seu logo, você talvez deva considerar usar a paleta de 216 cores seguras, que são exibidas de forma consistente em todos os browsers. Isto lhe garantirá que as cores de sua identidade visual podem ser mostradas de forma correta online, sem que se precise ter mais trabalho.

Por outro lado, a Web lhe permite pegar um logo simples de uma ou duas cores e fazer coisas mais audaciosas com ele - sem que isto lhe custe um monte de dinheiro extra como seria na mídia impressa. Mas lembre-se.... simplicidade sempre funciona melhor! Não exagere!

Esteja certo de não viajar demais por conta da gama de possibilidades disponíveis, antes de ter um logo que apresente uma identidade forte para sua empresa, até mesmo num cartão de visitas de apenas uma cor!

<< volta
neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa