• ARTIGOS
início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa
Crie logos como um profissional
artigos >> <web>design >> crie logos como um profissional
(artigo originalmente publicado no site Aranha Internet e design)

Fábio Carvalho
5/2/2001

Um logo é a imagem que representa uma empresa ou um produto. Sua função é criar uma impressão de memória na mente de um cliente potencial. Um logo está no coração de uma identidade corporativa.

Então, o que torna um logo "bom"? A maioria das pessoas responderia "eu sei apenas quando vejo um! "... e isto não está assim tão longe da verdade. Um logo bom prende o olho - deixa o observador curioso ou ligado, mesmo que somente por um curto instante... um instante em que uma imagem e a existência de sua empresa são inseridas na mente, ao invés de serem filtradas junto com outro milhão de estímulos diários.

Mas há alguns elementos concretos que podem ajudá-lo a fazer seu logo "acontecer".

os tipos básicos

Há três tipos básicos de logos, que podem ser usados sozinhos ou combinados dentro de um projeto: logos ilustrativos (um logo que ilustre claramente o que sua empresa faz), logos gráficos (um logo que inclui um gráfico, freqüentemente uma abstração, sobre o que sua empresa faz), e logos baseados em tipologia (um tratamento do texto que represente sua empresa).

Criar um logo é sempre um processo - embora diferentes designers tenham seus próprios métodos. Muitos designers começam fazendo rascunhos ou brincando com uma forma na tela do computador, até que algo "estale", e daí seguem este caminho para ver até onde podem chegar.

por onde começar

Uma maneira de começar é selecionar uma forma que represente o conceito da empresa, e começar a jogar com ela. A idéia é trabalhar com o algo interessante ou inteligente, seja um ponto de vista diferente, ou uma combinação inusitada de formas.

Muitos designers preferem criar logos começando com, ou feitos inteiramente de texto. Experimentando com tipologias, tamanho, forma, eles buscam encontrar uma maneira interessante de representar a empresa usando apenas as formas das letras. A simplicidade é extremamente importante - este não é o momento de usar tipologias decorativas ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos gráficos, o texto em um logo deve ser facilmente lido em pequenos tamanhos.

neXt digital design © 1999/2000/2001/2002
www.next.page.com.br
direitos reservados - é expressamente proibida a reprodução total ou parcial de textos, ilustrações
imagens, fotos, ou qualquer outro material publicado nestas páginas, sem autorização prévia.

início | novidades | web | artes gráficas | multimídia | preços | orçamento | artigos | mapa