| Crie logos como um profissional | 
                                       
                                     
                                   | 
                                 
                               
                              artigos 
                              >> <web>design >> crie logos como 
                              um profissional 
                              (artigo originalmente publicado no 
                              site Aranha Internet e design) 
                               
                              Fábio Carvalho 
                              5/2/2001 
                              Um logo é a imagem que representa uma 
                                empresa ou um produto. Sua função 
                                é criar uma impressão de memória 
                                na mente de um cliente potencial. Um logo está 
                                no coração de uma identidade corporativa. 
                                 
                               
                              Então, o que torna um logo "bom"? 
                                A maioria das pessoas responderia "eu sei 
                                apenas quando vejo um! "... e isto não 
                                está assim tão longe da verdade. 
                                Um logo bom prende o olho - deixa o observador 
                                curioso ou ligado, mesmo que somente por um curto 
                                instante... um instante em que uma imagem e a 
                                existência de sua empresa são inseridas 
                                na mente, ao invés de serem filtradas junto 
                                com outro milhão de estímulos diários. 
                                 
                                 
                                Mas há alguns elementos concretos que podem 
                                ajudá-lo a fazer seu logo "acontecer". 
                                 
                               
                              os tipos básicos 
                              Há três tipos básicos de 
                                logos, que podem ser usados sozinhos ou combinados 
                                dentro de um projeto: logos ilustrativos (um 
                                logo que ilustre claramente o que sua empresa 
                                faz), logos gráficos (um logo que 
                                inclui um gráfico, freqüentemente 
                                uma abstração, sobre o que sua empresa 
                                faz), e logos baseados em tipologia (um 
                                tratamento do texto que represente sua empresa). 
                              Criar um logo é sempre um processo - embora 
                                diferentes designers tenham seus próprios 
                                métodos. Muitos designers começam 
                                fazendo rascunhos ou brincando com uma forma na 
                                tela do computador, até que algo "estale", 
                                e daí seguem este caminho para ver até 
                                onde podem chegar. 
                               
                              por onde começar 
                               Uma maneira de começar é selecionar 
                                uma forma que represente o conceito da empresa, 
                                e começar a jogar com ela. A idéia 
                                é trabalhar com o algo interessante ou 
                                inteligente, seja um ponto de vista diferente, 
                                ou uma combinação inusitada de formas. 
                              Muitos designers preferem criar logos começando 
                                com, ou feitos inteiramente de texto. Experimentando 
                                com tipologias, tamanho, forma, eles buscam encontrar 
                                uma maneira interessante de representar a empresa 
                                usando apenas as formas das letras. A simplicidade 
                                é extremamente importante - este não 
                                é o momento de usar tipologias decorativas 
                                ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos 
                                gráficos, o texto em um logo deve ser facilmente 
                                lido em pequenos tamanhos. 
                              
                             |