artigos 
                              >> <web>design >> onde 
                              foi que eu errei ?! >> pág. 2 
                              (artigo originalmente publicado no 
                              site Aranha Internet e design) 
                               
                              Fábio Carvalho 
                              5/2/2001 
                              Prá que serve isto aqui, afinal? 
                               
                              Todas as páginas em seu site devem ter alguma 
                                função bem clara, e devem conduzir seus visitantes 
                                até a informação procurada. Se uma página de seu 
                                site não cumpre este objetivo aparentemente tão 
                                simples, mas muitas vezes negligenciado, é hora 
                                de pensar seriamente em reformulá-la, ou 
                                até mesmo retirá-la do site. 
                                 
                                Que site pesado!!! 
                               
                              É compreensível que seu catálogo impresso tenha 
                                excelentes fotos de todos os seus produtos, talvez 
                                até mais de um por produto e tabelas detalhadíssimas 
                                sobre cada item em estoque. Mas um catálogo impresso 
                                pode ser consultado tranqüilamente no mundo "off-line". 
                              Nossa, mais bagunça 
                              !!! 
                              Vá com calma ao transportá-lo para o mundo "on-line", 
                                e decida quais fotos e informações são imprescindíveis 
                                para que seu visitante tenha uma noção básica 
                                de seus produtos, e disponibilize uma opção para 
                                que, caso um determinado produto interesse ao 
                                cliente em potencial, ele possa obter mais detalhes 
                                sobre aquele produto. 
                                 
                                Aonde fica o volume? 
                               
                              Provavelmente você já esteve em algum site que 
                                tinha uma música de fundo. Das primeiras vezes, 
                                isso até parece bonitinho, mas se pretendemos 
                                que nosso visitante gaste muito tempo (útil!) 
                                navegando o site, provavelmente ele acabará irritado 
                                por ser obrigado a ficar ouvindo uma música que 
                                talvez ele nem goste.  
                                 
                                Pior ainda quando se usam arquivos inadequados 
                                para a Web (WAV, por exemplo), que tornam o site 
                                lento e improdutivo. Certamente assim só conseguiremos 
                                afugentar nosso visitante, e certamente não é 
                                isso que se quer quando se constrói um site.  
                                 
                                Arquivos MIDI podem ser até pequenos, mas são 
                                horrorosos! Parecem um daqueles instrumentos musicais 
                                de brinquedo. Se o seu projeto realmente vai incluir 
                                som, (e hoje em dia, com ferramentas como o Flash 
                                é praticamente irresistível incluir som e animações 
                                em um site), cuidado com as repetições muito monótonas, 
                                e coloque uma opção para que este o som possa 
                                ser desligado, quando o visitante assim o desejar. 
                                 
                                Nossa! Não consigo entender 
                                nada do que está escrito! 
                               
                               Eu sei que sua biblioteca de fontes é enorme, 
                                e entendo que você esteja cansado de ter que usar 
                                apenas Times e Arial (Helvetica), mas não adianta 
                                usar uma tipologia diferente das básicas (além 
                                destas duas, inclui-se aqui também a Courrier.) 
                                 
                                Embora eu mesmo as use em alguns projetos, deve-se 
                                ter em mente que as fontes Tahoma, Verdana e algumas 
                                outras que a Microsoft sugere como fontes para 
                                a Web ainda não estão difundidas como gostaríamos 
                                para se admití-las como um padrão). Qualquer 
                                fonte além das básicas só devem ser usadas na 
                                forma de arquivos de imagem, pois desta forma 
                                elas não precisam estar instaladas no computador 
                                de quem está visitando o seu site. 
                              Concluindo... 
                               É claro que este artigo está longe de esgotar 
                                o assunto; muita coisa ficou de fora. Portanto, 
                                use seu bom senso acima de tudo, e julgue seu 
                                site com distanciamento crítico; julgue-o como 
                                se não fosse seu, e leve em conta o que pode ou 
                                não tornar o seu site mais compreensível e prático. 
                                 
                                Como em qualquer outra área onde comunicar e prender 
                                a atenção são fatores preponderantes, se destacam 
                                os que conseguem cumprir estes objetivos redefinindo 
                                regras e indo além do óbvio. Seja ousado, mas 
                                saiba o que está fazendo! 
          << 
                                volta 
                               
                             |