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Foto do trabalho durante a exposição "Antarctica Artes com a Folha" - SP, 1996

Espelho - Templo. Especular; Tempo - 1995/96
equipamentos de vídeo diversos
dimensões variáveis

Mirror - Temple. Speculate; Time
several video equipment
variable dimensions



exposições
// exhibitions:

Projeto Macunaíma - galerias FUNARTE - RJ - 1996
Antarctica Artes com a Folha - SP - 1996

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Imagens do trabalho durante a exposição "Antarctica Artes com a Folha" - SP, 1996 //
Images of the work during the "
Antarctica Artes com a Folha" exhibition - SP, 1996

[ english version ]

O visitante, ao entrar na sala, vê sua imagem "refletida" no grande monitor de vídeo que fica na parede oposta à entrada. Junto ao seu "reflexo", ele vê também, em fusão, imagens-espectros de outras pessoas que não estão com ele na sala. Estas imagens são das pessoas que já estiveram na sala nos dias anteriores ao da visita do espectador atual, exatamente no mesmo horário em que ele se encontra.

Se nosso visitante atual entra na sala às 10:30h, no terceiro dia da exposição, além de sua própria imagem, em tempo real, ele verá também a imagem das pessoas que já estiveram lá nos dias anteriores (primeiro e segundo dias, neste exemplo) às 10:30. Cria-se assim uma simultaneidade entre presente e passado, desestabilizando a noção da sucessão dos dias e das horas.

assista a trechos do trabalho // watch bits of the work

[ top ]

Mirror - Temple. Speculate; Time

The visitor entering the room sees his "reflected" image on the large video monitor that is on the wall facing to the entrance. Together with his "reflex", it also sees specters images of other people who are not in the room. Those images are of the people who already had been in the room in the previous days to the one of the visit of the current spectator, accurately at the same time he is now.

If our current visitor enters the room at 10:30h, in the third day of the exhibition, added to his own image, in real time, he will also see the image of the people who already have been there in the previous days (first and second days, in this example) at 10:30. A concurrence between present and past is thus created, destabilizing the notion of linear sequence of days and hours.

 
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