vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
Fábio Carvalho participa da exposição coletiva "Dez ao Cubo" em Porto Alegre - RS
(10/10/2014)


O artista carioca Fábio Carvalho participa em Porto Alegre da exposição coletiva Dez ao Cubo com duas obras inéditas da série Hora do Rancho. A exposição abre no dia 18/10, sábado, na galeria Arte&Fato, na av Protásio Alves 1893.


clique para voltar // click to go back
Hora do Rancho n° 7
desenho com tinta permanente para cerâmica sobre prato de porcelana previamente decorado


Hora do Rancho é uma série focada na representação de objetos e artefatos normalmente associados com a masculinidade bruta, a virilidade pura. Os desenhos são geralmente imagens associadas ao mundo militar, em um meio (pratos de porcelana com decoração floral) que muitos veem como pertencente ao universo do delicado e feminino.


Como vem fazendo desde 2009 com sua série "Macho Toys", Fábio Carvalho nos convida a uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas sobre gênero. Seus trabalhos operam na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, o scrapbook vitoriano, o bordado, as pérolas e os cristais, com os estereótipos de masculinidade, como o soldado, o policial, o executivo, o halterofilista, o cowboy, etc.

Nos trabalhos de Fábio Carvalho ficamos frente a frente com imagens ou objetos plenos de beleza, sedução e delicadeza, talvez fazendo-nos até por vezes esquecer que estes estão entremeados ou partem de elementos que representam, em particular tendo em mente a história recente brasileira, violência e repressão. Estamos portanto diante de um dilema provocado por um discurso aparentemente contraditório, e cabe a cada um tomar a sua posição frente a este dilema.


clique para voltar // click to go back
Hora do Rancho n° 8

desenho com tinta permanente para cerâmica sobre prato de porcelana previamente decorado


A série de exposições "Dez ao Cubo", que tem sua terceira mostra em 2014 agora em Porto Alegre, surgiu de uma controvérsia sobre quem seria o primeiro a “pensar” o cubo na arte. Em determinado momento, o que parecia apenas uma questão dialética de menor importância, acabou por encontrar quem se declarasse o “herdeiro único" do referido poliedro regular. Tal despropósito inconcebível levou dez artistas a se manifestarem sobre as infinitas possibilidades de se examinar, externar e explicitar a configuração cúbica, numa primeira mostra que foi a própria reação contra a inércia da mentalidade contemporânea tacanha que se julga proprietária de uma visualidade única e erudita.


Os artistas originais do grupo são Roberto Tavares, Ilcio Arvellos Lopes, Maria Cherman, Petrillo, Paulo Mendes Faria, Ricardo Pimenta, Fernando Borges, Luiz Carlos de Carvalho, Rafael Vicente e Osvaldo Carvalho. Já os cinco artistas agora convidados a integrar esta nova edição da exposição Dez ao Cubo são Fábio Carvalho, Helcio Barros, Marcio Zardo, Marco Antonio Portela e Paulo Della Niña.

 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail