vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ]  [ curriculum ]  [ notícias ]  [ entrevistas ]  [ vídeos ]  [ publicações ]  [ textos ]  [ bibliografia ]  [ na midia ]  [ coleções ]  [ e-mail
 
clique para ampliar // click to enlarge clique para ampliar // click to enlarge clique para ampliar // click to enlarge clique para ampliar // click to enlarge
clique para ampliar // click to enlarge clique para ampliar // click to enlarge clique para ampliar // click to enlarge clique para ampliar // click to enlarge
clique nos ícones acima para ampliar // click on the icons above to enlarge

série Medalhão Monarca
faiança vidrada e policromada à mão com uso de estampilhas originais criadas pelo artista, sobre peça chacotada com vidrado cru (técnica tradicional portuguesa do século XIX) (técnica tradicional portuguesa do século XIX)

Monarch Charger Plate
series
polychrome glazed hand painted faience with original stencils created by the artist (portuguese traditional technique from the nineteenth century)

2013
31 cm (d) cada // each

[ english version ]

Trabalhos decorrentes da Residência Artística Oficina da Formiga, na cerâmica homônima, em Ílhavo, Portugal, realizada entre novembro e dezembro de 2013. Nesta residência artística foram exploradas as técnicas e métodos portugueses tradicionais da pintura com estampilhas em faiança sobre peça chacotada com vidrado cru, surgidas no século XIX, e há muito desaparecidos, não mais adotados nas indústrias com produção em larga escala. A Oficina da Formiga é uma das poucas cerâmicas, senão a única, que de forma corajosa preserva e dá continuidade a estas técnicas.

Pensando nos tradicionais pratos de faiança portuguesa com figuração humana, que muitas vezes representam reis, nobres, figuras históricas ou heróis nacionais, e nas figuras de convite da azulejaria portuguesa, criei um desenho original onde vemos um soldado em uniforme camuflado, com asas de borboleta saindo de suas costas.

Em seguida, foram executdas variações deste desenho, produzindo-se um total de 8 peças únicas. Os pratos foram complementados com bordas pintadas com padrões tradicionais da faiança portuguesa. As bordas escolhidas, apesar de serem sempre representações florais, sugeriam também arame fardado, ou outros elementos usados em trincheiras.

O uso da borboleta monarca (Danaus plexippus) em alguns de meus trabalhos vai muito além do simples fato de borboletas serem normalmente associadas ao universo feminino, frágil e delicado, que em oposição aos símbolos usualmente pensados como masculinos, de força e virilidade, formam a principal dialética de minha produção artística, que procura levantar uma discussão sobre estereótipos de gênero, e questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir.

O uso específico da borboleta monarca surgiu como um contraponto à camuflagem dos uniformes militares. As borboletas monarca são tóxicas, e por isso são evitadas pelos predadores. Só que há outras espécies de borboleta não venenosas que mimetizam (imitam) o padrão muito colorido e exuberante da monarca, com evidente benefício para as “imitadoras”, que são também evitadas pelos predadores. 

Com a camuflagem, procura-se misturar ao ambiente, para não ser visto. Já no mimetismo acontece o oposto, trata-se de chamar muita atenção, para fingir ser quem não é. Mas ambos são igualmente estratégias de sobrevivência e proteção, que objetivam confundir e enganar.

clique para voltar // click to go back 
    na mídia // clipping
clique para ampliar // click to enlarge
revista DOMUS - Itália
clique para ampliar // click to enlarge
Arte Informado - Espanha
clique para ampliar // click to enlarge
PIPA Art Prize
clique para ampliar // click to enlarge
e-artnow - Romênia
 
clique para ampliar // click to enlarge
Arte Hall
clique para ampliar // click to enlarge
Operatoranna - Inglaterra
clique para ampliar // click to enlarge
Art Rio
clique para ampliar // click to enlarge
Oficina da Formiga - Portugal
 
clique para ampliar // click to enlarge
Art Arte
clique para ampliar // click to enlarge
Artlyst
clique para ampliar // click to enlarge
revista DOMUS (FB) - Itália
clique para ampliar // click to enlarge
CUBO BRANCO
 
clique para ampliar // click to enlarge
Canal Contemporâneo
clique para ampliar // click to enlarge
Art Arte
clique para ampliar // click to enlarge
Metro Jornal
clique para ampliar // click to enlarge
Cultura.RJ
 
clique para ampliar // click to enlarge
Radar Decoração
clique para ampliar // click to enlarge
S/A Sociedade Anônima
clique para ampliar // click to enlarge
Zé Ronaldo
clique para ampliar // click to enlarge
Andrea R.
 
clique para ampliar // click to enlarge
Gabinete de Curiosidades
clique para ampliar // click to enlarge

Sérgio Carrasco
clique para ampliar // click to enlarge
Oficina da Formiga
clique para ampliar // click to enlarge
Art Rio
 
clique para ampliar // click to enlarge
Tela Viva
clique para ampliar // click to enlarge
Estado de Minas
clique para ampliar // click to enlarge
Radar Decoração
clique para ampliar // click to enlarge
Márcia Peltier
       
clique para ampliar // click to enlarge
Boas Notícias - 14/11/2014
clique para ampliar // click to enlarge
Art & Arte - janeiro/2014
clique para ampliar // click to enlarge
Oficina da Formiga - janeiro/2014
clique para ampliar // click to enlarge
Porcelana Brasil - janeiro/2014
english version [ top ]

Resulting pieces from the Artistic Residency OF Ceramics, at the homonymous ceramic, in Ílhavo, Portugal, conducted between November and December 2013. During the residency, traditional Portuguese earthenware painting techniques were explored. These techniques involve the use of stencil on first fired faience piece with raw glaze, a decorative method which arose in the nineteenth century, and is now long gone, no longer adopted in ceramic industries. OF Ceramics is one of the few ceramics, if not the only one, that bravely preserves and continues these techniques.

clique para voltar // click to go back 
 
obras ]  [ curriculum ]  [ notícias ]  [ entrevistas ]  [ vídeos ]  [ publicações ]  [ textos ]  [ bibliografia ]  [ na midia ]  [ coleções ]  [ e-mail