Pensão Artística é  um projeto de convivência compartilhada de curto período na Região Portuária do  Rio de Janeiro, onde serão realizadas atividades de produção e exibição de  obras de arte em um pequeno hotel, numa zona bem degradada, localizado na Rua  Camerino, nº 15 (em frente à Praça dos Estivadores). Dani Soter, Daniela  Dacorso, Fábio Carvalho e Heberth Sobral foram convidados pelo curador Marco  Antonio Teobaldo para a ocupação deste local durante o período de 5 dias, cujos  quartos servirão de residência artística para criação e espaço à visitação  pública em horários pré-estabelecidos. 
       
      Pensão Artística pretende explorar todas as direções que estão tomando as manifestações artísticas nos espaços urbanos públicos e privados, sobretudo aqueles que carecem de uma ocupação ordenada e planejada. Transformações que ao largo do tempo vêm causando mudanças profundas nas dinâmicas de trabalho e produção. Assim, as redes colaborativas, o intercâmbio de ideias e de ferramentas são agora, elementos essenciais na criação. A revolução radical que causaram as novas tecnologias e a internet permite esse tipo de conexão, mas continua sendo importante a disponibilidade de um espaço físico para a criação e o encontro de artistas e suas propostas.
       
       
      SERVIÇO: 
      PENSÃO ARTÍSTICA – ocupação  dos artistas: Dani Soter, Daniela Dacorso, Fábio Carvalho e Heberth Sobral.  curadoria de Marco Antonio Teobaldo. 
      de 5 a 9 de maio de 2016 
      horário de visitação:  das 11h às 18h (com agendamento) 
      rua Camerino nº15 (em  frente à Praça dos Estivadores) 
      Eventos complementares no Jardim do Valongo: 
        5 de maio - 18h - Música  de Quinta (Karaokê) 
        6 de maio - 18h - Na  mesa com os artistas (bate-papo) 
    7 de maio - 17h - Batuke  de Ciata, com Mestre Riko  |