vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ]  [ curriculum ]  [ notícias ]  [ entrevistas ]  [ vídeos ]  [ publicações ]  [ textos ]  [ bibliografia ]  [ na midia ]  [ coleções ]  [ e-mail
 
As intervenções urbanas de Fábio Carvalho em Lisboa na RTPi
(10/12/2016)

Fábio Carvalho realizou no final deste ano, entre novembro e dezembro de 2016, mais uma de suas intervenções urbanas na forma de azulejos de papel em Lisboa, Portugal.

 

A intervenção urbana OCUPAÇÃO MONARCA - Lisboa II é uma continuação de OCUPAÇÃO MONARCA - Lisboa, realizada em 2015, só que agora os azulejos de papel foram todos pintados à mão pelo artista (tinta acrílica), de forma que a referência aos azulejos de figura avulsa portugueses seja ainda mais direta [conheça >>1 >>2]. Como na intervenção urbana anterior, os azulejos de papel foram aplicados na forma de lambe lambe, com cola de amido, sobre paredes azulejadas, como complemento às faltas de azulejos nestas fachadas.

Nesta intervenção temos novamente como base a icônica imagem de um soldado em uniforme camuflado e armado com um fuzil, com asas de borboleta saindo de suas costas, que pode ser encontrada em vários outros trabalhos do artista, acompanhada de outros desenhos representativos do universo militar: botinas e capacetes, tanques de guerra, granadas, bombas, pistolas, entre outras.

Desta vez, ao invés da ornamentação floral se dar sobre as imagens militares, os azulejos de papel com estas imagens são intercalados por azulejos de papel com imagens de flores copiadas dos azulejos originais produzidos pela fábrica lisboeta Viúva Lamego entre o século XIX e XX.

clique para voltar // click to go back


Na ocasião, Fábio Carvalho foi contactado pelo canal de tv RTPi, que produziu um mini documentário sobre todas as suas intervenções urbanas em Lisboa, ao longo dos últimos dois anos, para o programa Rumos, que é um magazine cultural de divulgação das várias comunidades lusófonas residentes em Portugal.

O documentário foi exibido no dia 7/12/2016. Veja o programa completo em www.rtp.pt/play/p2338/rumos

 
obras ]  [ curriculum ]  [ notícias ]  [ entrevistas ]  [ vídeos ]  [ publicações ]  [ textos ]  [ bibliografia ]  [ na midia ]  [ coleções ]  [ e-mail