vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
No próximo dia 14 de abril, 19h, estreia no canal Youtube do artista plástico carioca Fábio Carvalho seu novo vídeo inédito “Natureza Camuflada - O que é preciso mascarar para (r)existir socialmente?”
(08/04/2022)

Em 2019 Fábio Carvalho participou da W Residência Artística em Ribeirão Preto, onde criou a obra Albarrada, uma série de azulejos de papel pintados à mão com desenhos de plantas do jardim e das imediações da residência artística, combinadas com figuras militares.

A partir desta experiência, Fábio Carvalho começou a criar uma série de novos trabalhos em diversas mídias, que respondem pelo título geral Natureza Camuflada, que ao partir de plantas ornamentais como seu “assunto”, acaba por renovar e ampliar sua discussão dos últimos 13 anos sobre estereótipos de gênero. Este vídeo apresenta esta nova produção nos últimos quatro anos, de 2019 a 2022, bem como alguns trabalhos anteriores que já apontavam este caminho, mesmo que ainda não de forma consciente.

clique para voltar // click to go back


Cultivar plantas ornamentais é uma das maiores paixões de Fábio Carvalho, desde muito cedo em criança, pela qual ele sempre pagou um preço, já que na sua infância, e mesmo para muitos até hoje, cultivar plantas não era/é visto como uma atividade muito “masculina”.

A pesquisa de trabalho de Fábio Carvalho resulta de uma reflexão a respeito dos elementos constituintes dos estereótipos de gênero e sexualidade. Seus trabalhos se dão através do conflito entre os signos aceitos como masculinos e viris para grande parte da sociedade, e elementos tradicionalmente associados ao feminino, ao delicado e sensível.


No próximo dia 14 de abril, quinta, às 19h, o artista lançará o vídeo documentário inédito Natureza Camuflada – O que é preciso mascarar para (r)existir socialmente?, onde apresenta esta nova produção nos últimos quatro anos, de 2019 a 2022, bem como alguns trabalhos anteriores que já apontavam este caminho, mesmo que ainda não de forma consciente.

O uso de elementos botânicos foi sempre uma constante nas obras de Fábio Carvalho, por representarem, no imaginário popular, um contraponto feminino aos símbolos de virilidade. Entravam nas obras como ornamentação provocadora aos estereótipos de "homem macho". Num certo momento, o artista também começou a usar ilustrações de pássaros e insetos em suas obras. Mais para frente, o que antes era ornamento, contraposição, provocação, gradualmente tornou-se assunto.

clique para voltar // click to go back

'


Este projeto contou com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Cultura Presente nas Redes 2.

FICHA TÉCNICA
Concepção, produção, roteiro, revisão, edição, obras, narração: Fábio Carvalho Fotos e vídeos (exceto onde indicado outro autor): Fábio Carvalho www.fabiocarvalho.art.br Instagram: @fabiocarvalho2105

SERVIÇO
LOCAL: Canal YouTube do artista Fábio Carvalho - tinyurl.com/naturezacamuflada
DIA E HORÁRIO (ESTRÉIA): 14 de abril, quinta, 19h
DURAÇÃO: Exibição por demanda, disponibilidade permanente no link acima.
DADOS TÉCNICOS: vídeo, cor, estéreo, Full HD 1080p, 30 minutos.

 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail