Samba SP
Samba RS
Samba BR
World Samba


Cláudio Brito
 

 

 

por Cláudio Brito
23 de setembro de 1999


REI MOMO E RAINHA DO CARNAVAL, COISA SÉRIA POR AQUI...

Se é que a gente pode se orgulhar de algumas coisas do Carnaval gaúcho, uma delas é o prestígio e o carinho dedicados à Corte do Carnaval. O Rei Momo, a Rainha e suas Princesas são figuras muito prestigiadas entre nós. Suas participações na vida social de Porto Alegre e do Estado não se limitam aos quatro dias de folia. Não, o Rei e a Rainha são mesmo soberanos por aqui. Eles "acontecem" em todas as grandes festas, seguidamente participam de programas de rádio e televisão, integram comissões julgadoras em concursos de beleza e são sempre chamados aos eventos culturais mais importantes. Agora mesmo, que Porto Alegre é sede de uma Bienal (a do Mercosul) e da 45ª Feira do Livro (grande evento em praça central da cidade, com standes de livreiros de toda a América Latina, com freqüência de mais de 100 mil pessoas nos fins de semana) o Rei Fábio Verçosa tem sido presença badalada. É bom falar que o cara é carismático e sabe muito bem o que quer da vida. Está concluindo o curso de Direito e tem sido funcionário muito destacado da Secretaria Municipal da Cultura, onde faz tudo pelo Carnaval, é claro.

Para o ano 2000, haverá eleição em 30 de janeiro. Como sempre, será um megaevento, em um grande ginásio da cidade (coisa para 10 mil espectadores) , com transmissão direta pela tevê e diversas emissoras de rádio. O concurso lembra os velhos tempos dos concursos de Miss Brasil. A Rainha é escolhida entre candidatas de todas as escolas e tribos carnavalescas, em desfile muito bem preparado. As garotas usam fantasias, desfilam em maiô e apresentam coreografias centradas em um determinado tema. É claro que o Descobrimento e os 500 anos do Brasil serão o motivo do próximo concurso. Quanto ao Rei, acho difícil que alguém se atreva a concorrer contra o Fábio. Jovem ainda, com menos de 30 anos de idade, ele vai longe, imbatível. Ninguém duvida disso que estou afirmando. Fábio repete aqui o fenômeno "Bola".

No Carnaval, são luxuosas as fantasias do Rei e de sua Corte e sua presença na avenida é muito importante. Cabe a eles receber e abrir o desfile de cada escola. Muito carinho e respeito cercam a participação das garotas. Enfim, diria que nos orgulhamos disso. Rei Momo e Rainha do Carnaval têm muita dignidade no Carnaval gaúcho.

O PAPAI NOEL DO JOÃOSINHO 30

"Seu" João Jorge Trinta aconteceu por aqui também.

É do carnavalesco do Viradouro o projeto de decoração do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, para o Natal. A inauguração foi na última semana, com direito a entrevista coletiva e muito destaque na mídia local. A idéia foi a tropicalização do Natal, com índios, negros e brancos irmanados, sem neve e bem afastados dos tradicionais modelos europeus de enfeites natalinos. A repercussão foi apenas razoável e as opiniões têm sido controvertidas. O gaúcho é muito conservador. E aí...

ESCOLA DE SAMBA LANÇA JORNAL EXCLUSIVO

Os Imperadores do Samba lançaram o jornal O IMPERADOR em outubro, com notícias da Escola e de todo o Carnaval. É um "nanico", da dita imprensa alternativa, que cumpre com sucesso a missão de informar todo o meio carnavalesco. Circulação gratuita, com distribuição nas quadras das escolas e em algumas bancas da cidade. Projeto arrojado e com proposta séria de ser também veículo de idéias de luta contra a discriminação que o povo do Carnaval sempre enfrenta. O assunto permanente tem sido a batalha interminável pela construção de um sambódromo nos Pampas. Longa vida ao Imperador, que veio para guerrear contra todos os preconceitos.

SAMBA DO VIRADOURO TÁ PEGANDO

Nem todos os sambas cariocas têm sido executados em Porto Alegre. A Rádio Gaúcha, graças a Alexandre Omi e Fred Soares, conseguiu algumas gravações, ainda do tempo dos cortes. Assim, Viradouro e Vila Isabel, dentre os disponíveis, têm sido os mais pedidos pelos ouvintes, nas madrugadas de domingo para segunda-feira, quando apresentamos o programa Brasil na Madrugada nos 600 Khz, em AM. O samba do Viradouro é o mais comentado e diria que já emplacou. Pelo menos, considerando-se as manifestações dos que participam do programa e comentam ou solicitam que o samba rode...

CARNAVAL É DESTAQUE DO SÉCULO

O jornal Zero Hora, através do repórter Renato Dornelles, em interessante projeto, realizou algumas pesquisas e enquetes, para elaborar listas de assun tos destacados em todo o século. Assim, houve lista de gaúchos que mais brilharam nos últimos cem anos, em diversas áreas de atuação e também uma lista dos cem fatos que marcaram o século XX entre nós. E o Carnaval está na lista!

O destaque foi para a Academia de Samba Praiana ( a verde e rosa daqui ), que, em 1961, revolucionou o desfile de Porto Alegre. Até então, existiam blocos, cordões e tribos carnavalescas. A Praiana foi a primeira escola de samba do Rio Grande do Sul, se considerarmos o padrão que ainda hoje todos cultuamos. A Praiana introduziu enredos, alas, baianas, mestre-sala e porta-bandeira e outras características das escolas de samba. Sua história foi contada no jornal, no rádio e na tevê. Importante a significação cultural de tal indicação, pois o carnaval foi lembrado ao lado de temas como a escolha de Ieda Maria Vargas como Miss Universo, a Legalidade, o surgimento da aviação comercial, a Revolução de 30 e outros orgulhos dos gaúchos...

É isso aí, pessoal. Vou circular pelas quadras, visitar os barracões e de repente eu volto com outras novidades...

Um abração a todos



Sambódromo faz falta; Beija-flor é campeã Gaúcha; Coisas gaúchas (31/08/1999)
Samba gaúcho é o 1º; lançamento do disco; Tribos; Sopapo; Gaúcha Site (23/09/1999)



voltar