Samba SP
História
Entrevista
Urgente!
Samba RS
Samba BR
World Samba


Fábio Segantini
 

 

 

por Fábio Segantini
5 de novembro de 1999


O GRITO DE GUERRA NAS AGREMIAÇÕES

 
Sempre muito bem acompanhado, nosso correspondente SP - Fábio Segantini - com feras de nosso samba: Elymar Santos, Preto Jóia - ex Imperatriz e agora puxador da Acadêmicos do Tucuruvi -, Serginho do Porto - puxador da União da Ilha e Jackson Martins - puxador da Caprichosos de Pilares.  

São Paulo está em festa. Basta começar a entrega dos Sambas-Enredo para os foliões esquentarem as quadras. As escolas estão cada vez mais sentindo a presença da força carioca em suas agremiações e surge a dúvida - Será que ainda não estamos prontos para fazer o nosso próprio carnaval, livre da influência carioca? São Paulo, com certeza, vem dando uma aula de administração, em relação ao Rio, tanto é que tem o projeto de fazer o maior carnaval já visto no país. Quanto a influência carioca , apenas eleva o nível do espetáculo, junto com o seu profissionalismo e tradição nos desfiles.

Abrindo espaço e dando segmento no discurso da LIGA conversei com um ritmista, uma pessoa que veio da base do carnaval paulista e, assumiu a presidência da Águia de Ouro e hoje é o atual Presidente da LIGA das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Corrioulo, que vai nos contar um pouco sobre o seu novo cargo executivo e discutir sobre o assunto que a LIGA já está dando a maior atenção.

 
O dinâmico e batalhador presidente Jamil da Acadêmicos do Tucuruvi. 

Se refere as Torcidas Organizadas nas Escolas de Samba. Da mesma forma que acontece nos estádios , estão querendo levar este grito para os desfiles, conseqüência de uma realidade surgida de outro gênero cultural, o futebol. O atual presidente da LIGA, Sidnei Corrioulo, já fez a convocação geral dos presidentes das Escolas de Samba para debater sobre o assunto e, avisa - "não deixaremos que aconteça o que aconteceu com o futebol a alguns anos atrás".

 
 O carnavalesco da Acadêmicos do Tucuruvi, Jerônimo Guimarães todo orgulho e Sorrisos ao lado da rainha da bateria, a atriz Edna Velho.

As famílias tem todo o direito de usufruir de tal espetáculo e, não irá ser pôr causa de alguns baderneiros que vão tirar a magia do carnaval Essas pessoas tem que se conscientizar de que, futebol e carnaval, se misturam pela sua magia e sua ginga, porém, são estruturas diferentes dentro de uma mesma sociedade. O que deve haver é uma confraternização entre as escolas para elevarem seu poder de formadores de opiniões culturais, uma palavra de força perante a comunidade para que acabe com a rivalidade pré- existente oriunda do futebol.

Em meio a esse brilho acompanhe os bastidores da festa que a Acadêmicos do Tucuruvi proporcionou para sua comunidade no dia 15. 09. 99 em sua quadra, com a final da escolha de Samba- Enredo . Uma festa que reuniu personalidades que irão compor seu quadro de desfile , tais como: Elymar Santos (enredo do carnaval de 99 pela Camisa Verde e Branco), seu novo puxador Preto Jóia (Imperatriz Leopoldinense - RJ) além da sua Rainha de Bateria - Edna Velho.


voltar