Samba SP
História
Entrevista
Urgente!
Samba RS
Samba BR
World Samba

Fábio Segantini
 

 

 

por Fábio Segantini
5 de novembro de 1999

ENTREVISTA


SIDNEI CORRIOULO (PRESIDENTE DA LIGA)

Estando na presidência da LIGA há três meses, Sidnei Corrioulo conversou com a PJCnet.

PJCnet: Como está a continuidade dos trabalhos da LIGA perante a sucessão do maior cargo executivo do carnaval paulista?
SIDNEI: O objetivo é dar continuidade nos trabalhos já pré - elaborados pela LIGA , a mentalidade é diferente porém, os projetos são os mesmos. Estamos dando andamento assim como gostaria , daqui a dois anos , ao final do meu mandato, o meu sucessor desse segmento nos projetos , da mesma forma que eu estou fazendo sendo o sucessor de Robson de Oliveira.

PJCnet: Robson de Oliveira abandonou por completo seus trabalhos na LIGA?
SIDNEI:Não. O Robson tem nos ajudado muito na resolução dos problemas que anteviam o meu mandato. Nós aproveitamos aquilo que é de melhor para a LIGA e levamos a frente.

PJCnet: Como está o lado financeiro da LIGA?
SIDNEI: O problema financeiro sempre existiu e sempre vai existir. A imagem do carnaval hoje é muito cara, mas, o retorno que se tem dos órgãos competentes que ajudam a fazer o carnaval não é no mesmo nível, a carência financeira do carnaval de São Paulo ainda é muito grande, temos promessas e projetos que ainda dependem de um acerto final. Na hora em que esta verba entrar para as Escolas e para a LIGA, vamos Ter condições de colocar a "casa" em ordem. Existem pendências , no entanto, bem menos que a geração passada.

Sidnei Corrioulo

PJCnet: Qual é a renda da LIGA para suprir tais necessidades?
SIDNEI: São Paulo está preparando o maior carnaval já visto e, para que se realize, eleva-se o custo. Para a LIGA é concebida uma cota de 5% deste valor, é dele que iremos quitar certas dívidas e viabilizar determinados projetos em andamento.

PJCnet: Como esta sendo presidir uma escola de Samba e a LIGA ?
SIDNEI: Esta sendo uma tarefa muito desgastante. Presidir a Águia de Ouro não é uma questão fácil, a escola depende muito de mim, e eu, sou o tipo de presidente que participa interativamente no discurso da vida da escola. Eu iniciei da base e possuo voz ativa em todos os assuntos, desde um ritmista a um Mestre-Sala e Porta-Bandeira além de ser um Diretor de Carnaval , ou seja, exerço dois cargos na Agremiação. Igualar os trabalhos realizados na escola e também na LIGA aumentou e muito a minha responsabilidade pois eu tenho a obrigação de realizar um grande carnaval.

PJCnet: O que esta acontecendo dentro da LIGA para a convocação desta reunião?
SIDNEI: O que vai acontecer é uma mudança de estatuto e iremos abordar um assunto que já esta se desenrolando dentro das Escolas. A invasão por torcidas dentro das quadras e não queremos que aconteça nas arquibancadas do desfile o que aconteceu à algum tempo atrás no futebol. O samba tem uma outra visão, uma outra origem.

PJCnet: Como são as torcidas dentro das Escolas de Samba de S. Paulo?
SIDNEI: Apesar da rivalidade das torcidas, existe um grande respeito pelas Escolas de samba, desde os diretores aos componentes. Ë um respeito que nós não queremos perder. As pessoas que vão para a arquibancada ver uma escola de samba , ela vai com qualquer roupa, cantar o samba dele . Ele não quer ficar agredindo os outros. Essas pessoas tem uma visão diferente do carnaval que um sambista tem.




Robson de Oliveira comanda a festa!

voltar