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Histórico da série Macho Toys
Fábio Carvalho
2012

A série Macho Toys surgiu como uma reflexão a respeito dos elementos que constituem os estereótipos de gênero e sexualidade, em particular nas culturas ocidentais machistas, como por exemplo os brinquedos que são presenteados às crianças [Macho Toys - objetos], e as brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo: bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos; bonecas, jogos de chá, jantar e panelas em miniatura, e outras atividades delicadas para meninas, que reproduzem o universo doméstico, entendidas culturalmente como femininas.

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Macho Toy – nº 9
jipe de brinquedo e flores de plástico
2009/2011 | 19 (h) x 34 (c) x 20 (p) cm

Esta divisão em dois mundos distintos, mesmo não intencionalmente, é usada para direcionar e demarcar a futura personalidade das crianças. A vivência da infância, através da socialização por meio das brincadeiras, permite que as crianças se construam como ‘pequenos homens’ e ‘pequenas mulheres’.

A série Macho Toys começou com trabalhos baseados em montagens fotográficas (fotos de catálogos de brinquedos de guerra para meninos) e depois seguiu para os objetos, os brinquedos para meninos propriamente ditos, nos quais foram aplicadas flores de plástico e peças de porcelana.

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Macho Toy – nº 15
cópia fotográfica de imagem digital
2009 | 30 x 40 cm

Depois de explorar o universo dos brinquedos, ou seja, o universo da infância, a série Macho Toys seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos de virilidade estão já bem consolidados: o soldado, o halterofilista, o operário e o executivo bem-sucedido.

Neste momento, surgiram os trabalhos que usam como base do processo propagandas antigas de teor masculino tradicionalista, e também fotos de soldados da I Guerra Mundial, sobre as quais foram aplicados decalques florais e douração com transfer ouro. Neste período há também trabalhos que fundem fotos de soldados ou policiais em situações de conflito militar atuais com antigas pinturas de naturezas mortas [Natureza Morta]. Começa também a produção de gravuras digitais, onde sobre fotos de soldados ou de armas de combate são realizadas grandes colagens (não na questão da dimensão, mas sim da quantidade, no acúmulo de elementos florais, em uma única gravura, que beira o absurdo).

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Dos que partem, aos que ficam (Santuário das Ninfas II) – nº 36
reprodução de fotos de soldados partindo para a I Guerra Mundial,
decalques florais à base d'água, verniz mordente, folha de ouro
2010 | 30 x 24 cm

Em meados de 2011, após a redescoberta de um jogo de cama infantil antigo que ficou guardado, com uma padronagem de cowboys em ação em seus cavalos, começam os trabalhos sobre tecido [série Sweet Dreams are Made of This], nos quais, ao invés dos decalques, são usados apliques bordados industriais, bem como pérolas e cristais costurados no tecido pelo artista. Este (re)encontro também abriu uma nova frente na série Macho Toys, com trabalhos sobre um tema tão carregado de estereótipos da virilidade mais bruta: os vaqueiros/cowboys [veja também >> Frequently Secretly].

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Sweet Dreams are Made of This - nº 1
fronha de jogo de cama infantil montada sobre chassi,
apliques bordados industriais, pérolas falsas de plástico
2011 | 40 x 60 cm

Após uma residência artística em Portugal em novembro de 2011, que levou ao contato com o rico universo do bordado tradicional português, surgem os primeiros trabalhos em tecido com bordados feitos à mão pelo próprio artista. Para o aprofundamento da pesquisa com bordados, em abril/2012 é feita uma segunda residência artística em Portugal, onde surgem os trabalhos baseados nos Lenços de Namorados.

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Bai feliz buando, no bico dum passarinho n° 1 (detalhe) 
tecido estampado, bico de crochê industrial, bordado à mão, pérolas e cristais falsos, miçangas
2012 | 56 x 59 cm

Em minha produção atual, procuro questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, propondo uma discussão sobre estereótipos de identidade de gênero.

Meu trabalho opera na superposição e no conflito entre os estereótipos de masculinidade, e elementos atribuídos tradicionalmente ao feminino, como os padrões florais decorativos, a louça de porcelana, os scrapbooks vitorianos e a decoupage, o bordado, a renda. Os trabalhos procuram apontar as fragilidades e segredos escondidos por trás da máscara do estereótipo do homem viril bruto.

 
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